Ouça Rádio
PLANTÃO: FÁRMACIA POPULAR 16/11 a 22/11 INFORMOU:
PESO HOJE: R$ 0.0046,5 INFORMOU:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS | A insustentável leveza das decisões II

 Ouça a Notícia

Geral

A insustentável leveza das decisões II

21/07/2023 12:27

PAULO ADEMIR BRAUN


A melhor decisão é construir uma educação sem imposição.

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no WhatsApp

        A insustentável leveza das decisões II.

Milan Kundera foi um escritor nascido e expulso da Tchecoslováquia. Foi um crítico ferrenho da invasão soviética. Em sua principal obra, A Insustentável Leveza do Ser, ele foi brilhante ao mostra como é sutil a linha que separa o sucesso ou o precipício infindável, que se esconde em cada decisão. Pra ficar atento a cada decisão é que eu insisto.

A decisão mais impactante da história da humanidade: Oficialização do cristianismo por Constantino, no século IV. Nos deu mil anos de escuridão, durante toda a idade média. No século XIV a decisã de Mahmed de entrar a cavalo na igreja Hagia Sofia(Santa sabedoria), pois fim a Idade Média(idade das trevas).

A decisão casual mais acertada: O sombrio Michael Temer optou por Alexandre de Moraes ao invés de Ives Gandra Martins Filho, que seria condescendente com quem queria tirar o país dos trilhos. A democracia e o futuro do Brasil agradecem, por esta coincidência.

A decisão do momento: A manutenção das escolas cívico militares. Não tem coincidência com educação.  A nossa sociedade já é excessivamente  militarizada. Precisamos desmilitarizar. Eu vejo com tristeza que os filhos da minha terra serrão submetido a esse modelo. Gostaria de sugerir a secretaria de educação de SAS, que consulte o ranking dos 10 melhores educadores do Brasil, para ver se eles concordam. Especialistas em educação, mesmo militares, discordam dessa decisão. Decidir o futuro das nossas crianças, contra a orientação especializada é temerário. Agora também no ensino fundamental.

Decisão para o futuro: Será que a escola cívico militar está de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação? É competência exclusiva da União, legislar sobre as leis de diretrizes e bases da educação. É  bem provável que o STF suspenda as escolas cívico militares. Minha 'opinião' é que até os militares deveriam estudar em escola pública, para praticar e aprender sobre convivência. Onde fica a aceitação e a construção com os diferentes? Também é antiético. Ética se faz no melhoramento da 'convivência'. Não na 'imposição' de disciplina militar nas escolas civis. Educação e segurança são 2 direitos básicos. Os dois são deficitários. Vamos refletir antes de decidir. Nada é mais importante para o futuro. 





Ademir