A missão Crew-11 da NASA e da SpaceX amerissou em segurança na manhã da última quinta-feira, 15 de janeiro, no Oceano Pacífico, ao largo da costa de San Diego, concluindo uma missão de mais de cinco meses a bordo da Estação Espacial Internacional.
Os astronautas da NASA Zena Cardman e Mike Fincke , a astronauta da JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão) Kimiya Yui e o cosmonauta da Roscosmos Oleg Platonov retornaram à Terra às 00h41 (horário do Pacífico). Equipes a bordo das naves de recuperação da SpaceX resgataram a espaçonave e sua tripulação logo após o pouso.
“Não poderia estar mais orgulhoso dos nossos astronautas e das equipes em solo da NASA, da SpaceX e de todas as nossas parcerias internacionais”, disse o administrador da NASA, Jared Isaacman. “O profissionalismo e o foco deles mantiveram a missão no caminho certo, mesmo com um cronograma ajustado. A Crew-11 concluiu mais de 140 experimentos científicos que impulsionam a exploração humana. Missões como a Crew-11 demonstram a capacidade inerente ao programa espacial americano — nossa habilidade de trazer astronautas de volta para casa quando necessário, lançar novas tripulações rapidamente e continuar avançando nos voos espaciais tripulados enquanto nos preparamos para nossa histórica missão Artemis II, da órbita terrestre baixa à Lua e, finalmente, a Marte.”
A tripulação 11 retornou à Terra cerca de um mês antes do previsto devido a um problema médico que as equipes estão monitorando em um dos tripulantes, que permanece estável. Devido à privacidade médica, a NASA não pode divulgar mais detalhes sobre o tripulante. Antes do retorno, a NASA providenciou o transporte dos quatro tripulantes para um hospital local para avaliação adicional, utilizando os recursos médicos disponíveis na Terra para garantir o melhor atendimento possível.
Após a pernoite planejada no hospital, os membros da tripulação retornarão ao Centro Espacial Johnson da NASA em Houston e passarão por recondicionamento e avaliações padrão pós-voo.
A missão Crew-11 foi lançada às 11h43 EDT (horário do leste dos EUA) do dia 1º de agosto de 2025, do Complexo de Lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida. Cerca de 15 horas depois, a espaçonave Dragon da SpaceX, que transportava a tripulação, acoplou-se à órbita às 1h27 CDT (horário central dos EUA) do dia 2 de agosto.
Durante sua missão de 167 dias, os quatro tripulantes viajaram quase 114 milhões de quilômetros e completaram mais de 2.670 órbitas ao redor da Terra. A missão Crew-11 foi o quarto voo espacial de Fincke, o segundo de Yui e o primeiro de Cardman e Platonov. Fincke acumulou 549 dias no espaço, o que o coloca em quarto lugar entre todos os astronautas da NASA em dias acumulados no espaço.
Ao longo da missão, a Tripulação 11 registrou centenas de horas de pesquisa, manutenção e demonstrações tecnológicas. Os membros da tripulação também celebraram o 25º aniversário da presença humana contínua a bordo do laboratório orbital em 2 de novembro de 2025. As pesquisas realizadas a bordo da estação espacial ampliam o conhecimento científico e demonstram novas tecnologias que nos permitem preparar a exploração humana da Lua e de Marte.
O Programa de Tripulação Comercial da NASA proporciona acesso confiável ao espaço, maximizando o uso da Estação Espacial Internacional para pesquisa e desenvolvimento, por meio de parcerias com empresas privadas americanas, incluindo a SpaceX, para transportar astronautas de e para a estação espacial.

