Ouça Rádio
PLANTÃO: FÁRMACIA POPULAR 16/11 a 22/11 INFORMOU:
PESO HOJE: R$ 0.0046,5 INFORMOU:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS | Anatomia

 Ouça a Notícia

Geral

Anatomia

13/06/2024 12:31

PAULO ADEMIR BRAUN


Miopia = visão curta. Astigmatismo = confusão visual. Distopia = fora do lugar.

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no WhatsApp

Anatomia

Vou localizar, pra facilitar, a quem possa estar perdido. Vivemos em um universo que tem 13,7 bilhões de anos. Vivemos na Via Láctea que é uma das 20 trilhões de galáxias. Na Via Láctea existe mais de 200 bilhões de estrelas. O sol é considerado uma estrela anã e é 109 mil vezes maior que a terra. O sol é a estrela mais próxima da Terra. Está a 149,600 milhões de km de distância da Terra. Não dá pra arredondar, porque a 150 milhões de km a Terra seria muito fria. O sol é redondo, mas muito quente. Um inferno. Redondo, redondinho é o planeta Terra. Um paraíso. Um oásis. Clima, oxigênio, Vida... Vida é só aqui. Só neste planetinha. Vida inteligente então, é absolutamente rara, mesmo na terra.

Claro que vai aparecer muita gente pra dizer que a terra não é redonda. Absolutamente não. Só na ideia de Platão. Mas digamos que é redondo pra ficar mais fácil pra vocês entender. Assim como a cabeça é redonda. Se bem que a sociologia dirá que a maioria tem a cabeça quadrada. Esqueça, vou me ater a anatomia. Dentro da cabeça tem um cérebro, mais ou menos arredondado. Esse cérebro tem dois lados. Direito e esquerdo. Segundo o neurobiologista Roger Sperry, ganhador do prêmio Nobel, o lado direito é responsável pelas emoções e oscilações comportamentais. O lado esquerdo é responsável pelas tomadas de decisões e interpretações lógicas.

Claro que a sinergia aumentaria e melhoraria o resultado. Mas vivemos um tempo de isolamento e distanciamento onde afloram as emoções. Um tempo de negações onde é negado o pertencimento se não estiver do mesmo lado. Eu vejo que o planeta vai mal, porque nesta toada irracional a direita não aceita o lado esquerdo e o cérebro vai ficar atrofiado. Sem lógica vamos ser encurralado.

As decisões por emoções tem duas fundamentações. A esperança e o medo. Esperança = previsão sem fundamentação de que algo bom vai acontecer. Medo = previsão que algo ruim vai acontecer. Esse é o segredo, aterrorizar e não deixar ninguém raciocinar. As mídias sociais se tornaram o veículo desruptivo. 'A União Europeia foi a maior ideia que a humanidade já teve'. Os problemas do planeta só serão resolvidos com união. Precisamos unir e não separar. Como então aceitar que em toda a Europa as forças da desunião venceram as eleições? Esperança, medo, emoção, desinformação... Luxemburgo foi o pior entre todos. Tão conservador  e reacionário que trocou um democrata por um machista, extremista... O mundo é regido pelos fracos(sempre em maioria), disse Nietzsche. Esse é o Calcanhar de Aquiles da democracia. A maioria, os covardes, são os que decidem.

A democracia é o menos pior dos regimes, que no Brasil também está com os dias contados. Há um processo avassalador, de terror. É preciso assustar pra dominar. As religiões conhecem bem essa arte milenar. As fakenews e as religiões se multiplicam com o propósito de 'endireitar' a sociedade. Vão conseguir. As mentiras se espalham 70% mais rápidas que as verdades. A verdade é que 97% dos que nascem pobres morrem pobres e 93% dos que nascem ricos morrem ricos. A meritocracia tem lado. A sociedade não vê porque o lobo occipital fica atrás do cérebro. As informações não conseguem passar pelas emoções.





Ademir