Os absurdos ao comparar Cuba com Luxemburgo.
Cantilena
Cuba tinha um apelido: Bordel dos estados unidos. Cuba era uma zona. Uma esculhambação, prostituição e corrupção. Fulgêncio Batista e a ditadura era a atração e a sedução daquela gente capitalista. Meia dúzia de americanos eram donos de metade das propriedades e produziam gado, maldades, açúcar e charuto. A indignação foi invadindo aquela sociedade e a revolução restabeleceu a dignidade. Pra felicidade do Grand Duque Henri, que pode se casar com uma cubana repleta de dignidade.
A Grand-Duquesa, Maria Tereza Mestre Batista, a tirana da realeza, era da elite cubana e fugiu da revolução, então não faz sentido dizer que ela é produto do capitalismo, onde o sonho do oprimido é ser opressor. Tinha de nascença essa envergadura para a ditadura. Não era uma aventureira. O primeiro ministro teve que dar proteção aos funcionários e salvar o erário.
'Porque boi a gente marca, mas com gente é diferente'. Cantava Jair Rodrigues e avisava que 'Eu venho lá do SERtão', 'e posso não lhe agradar'. 'Disparada' foi a melhor canção e levou o título de campeã do festival Record. Isso foi em 1966, o ano que eu nasci embalado. E pra completar Chico Buarque com a música 'A Banda', dividiu o troféu de campeão. Desde então, nunca mais se fez gente como se fosse música, em Construção com paredes mágicas, num desenho lógico. A cantilena que dá pena, pobre mãe de agora, se o filho chora, vai fazer o que? deixar chorar "tchê tchê rere", veja você. Gusttavo Lima, esse é o embaixador e príncipe do sertanejo. A que ponto chegamos. E a gritaria com o Pedro Cardoso que afirmou que o dito sertanejo de agora é a voz do fascismo. Não quero polemizar, mas vamos analisar as músicas do meu tempo, quando a voz dos oprimidos, tinha Sentido. O tinido vinha na voz de Raul Seixas, Caetano, Chico, Gil, Belchior, Zé Ramalho, Betânia, Gal, Elis... E o zumbido de agora, o que diz?
Eu não conhecia. Estava na Turquia, no táxi, Nathalia Cardone, francesa, cantava Hasta Siempre, canção que me chamou a atenção. Fui buscar informação e encontrei o Silvio Rodriguez e o Buena Vista Social Clube de Havana. Descobri que Cuba rivaliza com Estados Unidos unidos e Brasil em se tratando de música. E Luxemburgo? Another brick in the wall.
Luxemburgo se assemelha a um confinamento de ovelhas.
Luxemburgo é um absurdo. É um país de pessoas pobres que só tem dinheiro. Um país 'rico' com capital humano pobre. O transporte público, pode ser a única coisa de excelência, mas é superdimensionado, com um custo benefício questionável. Mas é muito bom, bom, pra iniciativa privada. No 'paraíso' do capitalismo, quando não dá lucro joga pro público. O melhor negócio é ter o governo como sócio ou patrocinador. De resto é triste. Não tem nada ou ninguém de excelência. Qual é a colaboração de Luxemburgo, para melhorar a humanidade? Uma grande invenção? Um grande escritor, pensador? Um grande livro? Mesmo um grande cantor... Nada. Não existe ambientação para a evolução ou superação. A ilusão da segurança financeira, atrofia. "O sonho da aposentadoria, me dizia a portuguesa, que abandonou a vocação e a pós-graduação, para ser chofer de ônibus".
Se Luxemburgo não investir em uma universidade de excelência em humanas. História, psicologia, filosofia... Para desenvolver o pensamento crítico, vai ser um laboratório de aniquilação e insignificância social. 'Another brick in the wall. Robert Schuman, nasceu alemão em Luxemburgo e acabou francês. Mas é pai da maior ideia: A União Europeia. A União Europeia é uma ideia com raízes fundamentadas no socialismo: respeito, cooperação e solidariedade. Mas eu insisto em demonstrar a paternidade do luxembugues Robert Schuman. É patrono de dois hospitais aqui, e eu iria sugerir a criação de um hospital universitário com um bom laboratório. É preciso providenciar proteção às futuras gerações de Luxemburgueses que hão de vir. A biografia do Roberto Schuman, o maior Luxemburguês, é reveladora e sintomática. Não deixou filhos.
Aqui o ensino público é domesticador. É necessário aprender 5 idiomas. As crianças passam a metade do tempo torturadas nessa cantilena. Saber falar 5 línguas e não sobrar tempo para aprender o que falar. É quase impossível uma criança ter aptidão pra tantas línguas. Se não tiver vai ser desqualificada e despojada dos seus sonhos. Há alguns dias conversei com uma Luxemburguesa que falava como uma artista, que deslizava sobre uma pista de gelo e não escorregava. Mas detestava estudar alemão. Então, não lhe foi permitido ser professora. Nos raros casos que o aluno consegue a excelência em todas as matérias, se vê induzido a ir para o exterior fazer faculdade, e se é bom não volta. É o caso do Florian Bieber, professor na Áustria, que escreveu Nações e Nacionalismos. Foi traduzido e publicado no Brasil, mas não encontrei nenhum exemplar por aqui. Também é o caso de Jules A. Hoffmann e Gabriel Lippmann, dois prêmios nobeis, que foram premiados como franceses, mesmo tendo nascido em Luxemburgo.
Luxemburgo é lamentável. Qual é o produto de exportação de Luxemburgo? Metálicos? Os Estados Unidos, expoente do capitalismo, exporta armas. 43% da economia americana, é do setor de guerra. Cuba exporta médicos. Tem mais de 50 mil em missões humanitárias pelo mundo. O PIB de Luxemburgo, boa parte vem do setor bancário. De onde vem o dinheiro do setor bancário? O principal brasileiro a guardar dinheiro em Luxemburgo, é Jorge Paulo Lemann, dono das lojas Americanas. Na lojas Americanas aconteceu o maior escândalo financeiro do Brasil. 3 vezes maior que o petrolão. Cinco mil e quinhentos trabalhadores perderam o trabalho. 50 bilhões de prejuízo para acionistas minoritários e fornecedores. Jorge Paulo Lemann é beneficiário final de 17 empreendimentos em Luxemburgo. Só uma das suas empresas, a BRC tinha 235 bilhões, em 2021, segundo a revista Piauí e a operação Open Lux. 358 brasileiros estão na lista, o Hasta La Vista Liberal Clube da Faria Lima. Nenhum Cubano, segundo a operação Open Lux, encarregada de investigar, a qual Luxemburgo respondeu que o dinheiro vem, porque aqui tem, Segurança Jurídica. A cobertura do bolo, que adoça o paladar capitalista. Segurança Jurídica... Segurança em saúde, habitação, cultural e alimentação é coisa de comunista. Só em Cuba mesmo.
Em Cuba não tem analfabetos. Cuba tem em média 40 mil alunos de medicina. Luxemburgo não tem nenhum. O país mais rico do mundo não tem nenhuma faculdade de medicina. Nenhum hospital universitário, e não forma nenhum médico. A saúde em Luxemburgo é um vil produto mercantilista. A qualificação médica por aqui é preocupante. Dificilmente alguém recebe um bom dia gratuito, de um médico, por aqui. Cuba tem 15 vezes mais população que Luxemburgo. A renda per capita de Luxemburgo é 15 vezes maior que a cubana. Em Cuba ninguém passa fome. Devido ao bloqueio econômico, cuba tem que produzir toda a alimentação. Tem que ter independência alimentar sem poder importar insumos agrícolas. O Brasil é o maior exportador de alimentos. No Brasil 63% das pessoas que vivem no campo sofrem com insegurança alimentar. Fome é um produto caro pro capitalismo. Cuba não está incluído no mapa da fome divulgado pela ONU. Segundo o Statec, órgão de estatística do Luxemburgo, 23% das crianças estão em estado de insegurança alimentar, por aqui. Luxemburgo existe sob a proteção americana. Cuba sobrevive ao embargo econômico americano, que já causou um prejuízo de aproximadamente 16 PIBs anuais, nos últimos 60 anos. Cuba é obrigado a viver praticamente da agricultura. A agricultura de Luxemburgo, mesmo com os mais exagerados subsídios, representa apenas 0,23% da arrecadação. Arrecadação. A maior empresa em arrecadação de imposto em Luxemburgo é a Amazon. 3° maior arrecadador é a Ternium, com mineração e 18 fabricas de aço, todas na América latina. Só o escritório financeiro é em luxemburgo. O conjunto de música brasileira Roupa Nova, encera a turnê mundial, aqui. Por que? Pura coincidência? É uma questão de declaração ou apenas superstição? Melhor Roupa Nova, porque roupa suja não se lava em casa, diz o ditado.
Luxemburgo é o país da União Europeia, com maior número de carro per capita. Arrecada 66 milhões de euros no comércio de automóveis. Não produz um pé de fumo, mas arrecada 1 bilhão e 400 milhões de euros com cigarros. O principal comércio da minha cidade, o cigarro é responsável por mais de 80% do faturamento. Sintomas da saúde financeira de Luxemburgo.
Nenhuma instituição financeira, do mundo, tem permissão para fazer qualquer negociação com Cuba ou em Cuba. Cuba não tem crédito, se importar tem que pagar à vista. A sociedade cubana precisa ser estrangulada para não servir de exemplo. Luxemburgo é o segundo maior centro financeiro do mundo. É lamentável que o sistema capitalista não possa permitir que a sociedade cubana tenha êxito. Cuba é uma ameaça. Não pode servir de experimento, como uma alternativa muito mais viável que o capitalismo. O capitalismo é pautado na competição. A competição é excludente e destrutiva por natureza. O coração do socialismo é a colaboração e a solidariedade.
As eleições são mais democráticas em Cuba ou em Luxemburgo? Cuba é declaradamente socialista, há 60 anos. Cuba elege representante dos interesses da população. No capitalismo o eleitorado é ludibriado e os eleitos são os defensores do capital. O CSV (partido popular social cristão) é conservador e conserva o poder em Luxemburgo, há 70 anos. O cubano ao casar, ganha uma casa do governo. Aqui o CSV não permite construir. Metade dos trabalhadores tem que morar no estrangeiro. Essa calamidade precisa continuar, se não como faz pra tomar metade do salário do trabalhador. Em Luxemburgo, se encontrar com quem casar, vai ter que dar 30 anos da 'vida útil', por um lugar pra morar.
O capitalismo é concentrador, explorador e coptador. Vai se apropriando de tudo. Quando o oprimido for extorquido da sua subjetividade e narrativa, estamos perdidos. A direita mundial que é a sustentação do sistema capitalista se apropriou até do discurso dos oprimidos. Agora a cantilena contra o sistema é discurso do opressor. Vê se tem fundamento? Mas deu engajamento. Não faz sentido. O pobre virou conservador pra conservar o sonho do oprimido de ser opressor? Doente não? Então, mas o Trump venceu.
O símbolo do esporte americano é o beisebol. Estados Unidos tem 1 medalha de ouro. Cuba é tricampeã (3 medalhas de ouro). Cuba, em olimpíadas, tem 83 medalhas de ouro no total. O Brasil tem 35. Luxemburgo tem 1. Existe um assédio de países capitalistas auxiliando na fuga de esportistas cubanos.
O Brasil tem o IDH (índice de desenvolvimento humano) muito pior que o cubano. Só supera em poder de compra. Cuba tem o melhor índice de desenvolvimento sustentável do mundo. Luxemburgo é o vice-campeão na produção de lixo.
Minha mãe parecia doente. O centro de neurologia do Hospital da universidade tinha fotografia, raio-x, ressonância magnética, tomografia computadorizada. Mapeamento cerebral, laudo e diagnóstico assinado e carimbado por um Doutor, que tinha cara de doutor. Título de doutor. Discurso de doutor e até habilidade para fazer insinuações misóginas, com as residentes que provavelmente achavam normal. Afinal, geralmente eram filhas de família tradicional patriarcal. Me disse ele: sua mãe tem atrofiamento cerebral degenerativo. Paciente passivo. Fez uma prescrição paliativa e a situação rotativa: desmaiar, internar e entubar por 5 dias, todos os meses. Até que por azar ela desmaiou num sábado a noite. Neurologia do hospital universitário estava fechada. No plantão da UPA tinha um médico cubano. Diagnosticou saturação no limite. Confiscou a medicação. Pensei é coisa de comunista. Só um genérico, ele receitou. Lascou. Já fazem 10 anos que ela não foi mais ao centro de neurologia e nunca mais foi internada.
Certa vez perguntado, Oscar Niemeyer respondeu sobre a morte do comunismo, ao que ele respondeu que uma grande ideia não morre. O que deve morrer é o capitalismo, porque é injusto. "Justiça é a perfeição de toda ação humana". A desconcientização que o bem vence o mal, é abissal. A vitória do trump foi a pá de cal. Morreu por inocência, a esperança. O Oscar tinha experiência e a firmou que o ser humano nunca melhora.
- Luxemburgo drena a riqueza, gerando pobreza pelo mundo.
Trump propõe uma asfixia sobre Cuba, pra alegria de bilhões de pobres conservadores. Eu não proporia o mesmo para Luxemburgo. Luxemburgo é um ótimo exemplo, para quem não consegue raciocinar ou analisar, mas tem brio e é digno de pelo menos comparar e quem sabe entender, que o capitalismo é que precisa ter fim, ou se adaptar para aprender respeitar e conviver.
Sempre que defendi direitos sociais e solidariedade, me mandaram pra Cuba. Só aqui em Luxemburgo é que realmente eu entendi a cilada da cantilena capitalista, onde o artista (explorado) acha que é livre, e um dia vai ser o explorador. Não vai. Aqui no paraíso do capitalismo não. Ninguém passa de peão. Se têm ambição, cabeça também, pra ser ninguém, vem.