O município foi contemplado com 300 vagas para castração de cães e gatos pelo Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos.
Em Santo Antonio do Sudoeste, o programa CastraPet Paraná libera 300 vagas para castração de cães e gatos com inscrições abertas a partir do dia 05 de dezembro.
O programa CastraPet Paraná (Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos) está na terceira fase e liberou mais de dez milhões em investimentos para 219 municípios.
Este programa é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e do IAT, em parceria com as prefeituras. É uma iniciativa inédita, que tem entre seus principais objetivos a prevenção de zoonoses e o controle populacional desenfreado dos pets.
Os recursos investidos são do Fundo Estadual do Meio Ambiente ou de emendas parlamentares, por meio do programa Paraná Cidades.
As cirurgias são gratuitas para a população, e além da cirurgia, os tutores recebem medicação para o pós-operatório e orientações para o bem-estar animal.
Segundo o prefeito Ricardo Ortiña:
"É importante o trabalho para conseguir recursos viabilizados para o controle das zoonoses, que mais tarde, acabam gerando um custo maior a Saúde Pública Mundial, por isso, buscamos trabalhar com a prevenção."