O Consórcio Intermunicipal de Urgência do Sudoeste do Paraná (CIRUSPAR), responsável pela gestão do SAMU 192 Sudoeste, vem a público manifestar repúdio e indignação diante da agressão sofrida por uma técnica de enfermagem durante um atendimento de urgência, na madrugada de domingo, 12 de outubro, no município de Francisco Beltrão.
A equipe do SAMU 192 foi acionada pela Central de Regulação Médica para prestar socorro a um paciente em crise convulsiva, em um estabelecimento comercial localizado no bairro Industrial. Ao chegarem ao local, a técnica de enfermagem e o condutor socorrista foram surpreendidos por duas mulheres que invadiram a ambulância. Durante a confusão, uma delas agrediu a outra com uma barra de ferro, atingindo também a profissional do SAMU em um dos membros inferiores.
Com a intervenção de populares e do Condutor Socorrista, as agressoras foram retiradas da ambulância, e a equipe conseguiu deixar o local em segurança, retornando à base. Em seguida, outra equipe do SAMU foi acionada para dar continuidade ao atendimento.
O SAMU Sudoeste lamenta profundamente o ocorrido e repudia toda e qualquer forma de violência contra seus profissionais, que diariamente atuam com dedicação e compromisso para salvar vidas.
Somente neste ano, 67 casos de ameaças e agressões a equipes do SAMU já foram registrados pelo CIRUSPAR, demonstrando a necessidade urgente de respeito e proteção aos trabalhadores da saúde que atuam no atendimento pré-hospitalar.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que busca identificar e responsabilizar os envolvidos.


Fonte: CIRUSPAR / SAMU 192 Sudoeste do Paraná
Autor: CIRUSPAR / SAMU 192 Sudoeste do Paraná
Crédito da imagem: CIRUSPAR / SAMU 192 Sudoeste do Paraná
Repórter: Thaynara Queiroz