12/06/2024 16:16
A escola acaba de sagrar-se campeã da 6ª edição das Olimpíadas Matific 2024, que é considerada uma das maiores competições escolares de matemática digital do mundo. Neste ano, o torneio envolveu mais de 2 milhões de estudantes do Ensino Fundamental, de mais de 3 mil escolas públicas e privadas de todo o país.
No Colégio Estadual Nova Esperança, do município de Nova Esperança do Sudoeste, a semana começou com festa. A escola acaba de sagrar-se campeã da 6 ª edição das Olimpíadas Matific 2024, considerada uma das maiores competições escolares de matemática digital do mundo.
Neste ano, o torneio envolveu mais de 2 milhões de estudantes do Ensino Fundamental, de mais de 3 mil escolas públicas e privadas de todo o País. A disputa aconteceu entre 20 e 24 de maio e desafiou os conhecimentos dos participantes por meio dos desafios propostos pela plataforma Matific, uma das ferramentas digitais de aprendizagem utilizadas como apoio ao ensino da Matemática nas escolas da rede estadual desde 2021.
Esta não foi a primeira vez que os alunos do Colégio Estadual Nova Esperança participaram do torneio. Em 2022, a equipe que representava a escola conquistou o primeiro lugar entre os competidores do Paraná e quarto lugar no ranking do Brasil. Já no ano passado, a escola alcançou o segundo lugar nacional e finalmente, neste ano, o primeiro lugar.
Integraram a equipe deste ano cerca de 80 alunos da escola, que foram homenageados na cerimônia de premiação, realizada online nesta semana, pelo canal da Matific no YouTube. Além de medalhas, a classificação rendeu aos vencedores R$ 15 mil, a serem divididos entre a equipe.
“Essa conquista é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido há três anos, desde a primeira participação dos alunos na competição, e só foi possível graças ao engajamento dos estudantes que se interessaram em participar e porque se perceberam capazes, impulsionados pelo desempenho diário em sala de aula”, diz o professor Getulio Evandro Martins, um dos coordenadores do grupo de alunos.
Gustavo Lochs, aluno do 7° ano da escola, que integrou a equipe vencedora, disse que o preparo dos estudantes foi bem planejado. “Apesar da plataforma ensinar matemática de forma divertida, levamos ainda mais a sério a realização das atividades em sala, para que na competição pudéssemos alcançar o melhor resultado possível. E conseguimos”, comemora.