12/01/2024 14:43
O local também é uma ótima opção para quem procura uma temporada de lazer dentro da água.
Com a "melhor onda de direita do Brasil", o Pico de Matinhos chama a atenção dos moradores há tempos, e agora está ganhando coro entre turistas. Muitos atletas com destaque em campeonatos nacionais e mundiais de surfe se formaram no litoral paranaense, como Jihad Khodr e Bruna Schmitz, mas o local também é uma ótima opção para quem procura uma temporada de lazer dentro da água.
Jorge Polvilho pratica o esporte há mais de 30 anos e atualmente trabalha em uma escola de surfe localizada no Pico de Matinhos. “O pessoal procura muito aqui por ser uma onda longa que permite fazer vários tipos de manobra numa onda só”, conta. Ele afirma que nunca teve tanta demanda com a revitalização da orla. No ano passado, o projeto atingiu o limite de 480 vagas, inclusive com fila de espera. Neste ano, o projeto abre as inscrições no mês que vem.
Felipe Gerol é veterano do Litoral e faz o percurso de Paranaguá a Matinhos para surfar sempre que pode. “Eu já surfei em vários balneários, mas venho surfar aqui é o melhor lugar, em questão de onda e também para não quebrar a correnteza”, disse.
Alexandra Bergamaschi é outra veterana local. Ela explica que antes as ondas eram mais longas, porém menos constantes. “Antes tinha onda em um dia e ficava uma semana sem, agora quase todo dia tá dando onda”, disse.
Além da melhoria no Pico, nesta temporada, com as obras de revitalização da Orla de Matinhos na reta final, a cidade que já era conhecida no mundo do surfe por ter a maior e mais extensa direita (percurso da onda) ganhou pelo menos outros três pontos para a prática do esporte: na Barrinha, próximo à desembocadura do Rio Matinhos, e nos balneários Riviera e Flórida. Esse diferencial tem atraído cada vez mais interessados na prática do esporte.
Morador de Ponta Grossa, Tiago Cesco já ouvia falar das ondas de Matinhos para a prática do esporte e decidiu, durante suas férias, aprender a surfar. “Pelo que conversei com os moradores daqui da cidade, o mar ficou com ondas mais constantes e mais dinâmicas após as obras que realizaram no local”, disse. “A praia ficou com uma extensão bacana na faixa de areia para curtir a praia. O turista tem mais espaço e mais mobilidade. Gostei bastante do mar, das ondas, e a praia está maravilhosa”.
A revitalização da Orla de Matinhos recebeu investimento de R$ 314,9 milhões por parte do Governo do Estado. As ondas diferenciadas se devem ao engordamento da faixa de areia da praia e a construção das estruturas marítimas (dois guias-correntes, dois headlands e um espigão).
O secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, lembra que essa é uma obra prometida há décadas e que agora saiu do papel para atender cada vez mais os turistas e veranistas. “Com uma visão de longo prazo, o governador Ratinho Junior entendeu que essa obra é muito importante. Hoje o turista vê uma praia limpa, engordada, e uma condição de banho muito melhor”, afirmou.