A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta quinta-feira, 18 de setembro, a 13ª edição da publicação Perspectivas para a Agropecuária 2025/2026, que projeta novos recordes na produção brasileira de grãos e carnes.
Segundo o levantamento, a safra de grãos poderá alcançar 353,8 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 1% em relação à temporada 2024/2025. O resultado é impulsionado pelo crescimento da área cultivada, que deve passar de 81,74 para 84,24 milhões de hectares, apesar da redução de 2% na produtividade média nacional.
No segmento de proteínas, a produção de carnes está estimada em 32,3 milhões de toneladas em 2026, superando a atual previsão de 32,1 milhões de toneladas. O avanço será puxado principalmente pela carne de frango, projetada em 15,9 milhões de toneladas, e pela carne suína, com expectativa de 5,8 milhões de toneladas — ambos os maiores volumes já registrados pela estatal.
A projeção considera ainda a estimativa de R$ 1,1 trilhão em recursos para financiamento da safra agrícola brasileira, bem como o cenário de expansão do crédito rural.


Fonte: Companhia Nacional de Abastecimento
Autor: Dani Barbaro com informações Companhia Nacional de Abastecimento
Crédito da imagem: Mídia Sudoeste
Repórter: Dani Barbaro