05/03/2024 11:30
A colaboração vai durar cinco anos
A colaboração vai durar cinco anos. A Copel poderá aproveitar todo o potencial de ferramentas avançadas de análise de dados, inteligência artificial e machine learning, agregando valor às suas operações e garantindo maior eficácia na tomada de decisões estratégicas.
Em um movimento importante para o setor de energia brasileiro, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) anuncia para 2024 a migração dos seus serviços de Tecnologia da Informação (TI) para a nuvem do Google (Google Cloud).
A colaboração durante os próximos cinco anos possibilitará à Copel ter uma infraestrutura mais flexível, escalável e segura, permitindo aprimorar a entrega de serviços aos clientes e impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras.
O presidente da Companhia, Daniel Pimentel Slaviero, afirmou que a migração acontece em um momento crucial. “O setor elétrico está marcado pela crescente demanda por eficiência operacional e pela necessidade de velocidade, cultura digital e inovação, itens em que estamos focados nessa fase de transformação”, afirma.
Ao migrar para o Google Cloud, a Copel poderá aproveitar todo o potencial de ferramentas avançadas de análise de dados, inteligência artificial e machine learning, agregando valor às suas operações e garantindo maior eficácia na tomada de decisões estratégicas.
Copel abre chamada pública para melhorar eficiência energética em escolas públicas
Copel seleciona instituições para oferta de cursos voltados a mulheres em vulnerabilidade
O presidente do Google Cloud para a América Latina, Eduardo Lopez, também destacou que o serviço será importante. “Vai tornar os negócios da Copel ainda mais eficientes, possibilitando maior competitividade e agilidade”, destaca.
O diretor de Soluções da Google Cloud, Alberto Oppenheimer, disse que esse é um passo significativo para serviços que envolvam, por exemplo, o monitoramento de linhas de transmissão e faixas de servidão, bem como o desempenho de usinas hidrelétricas e eólicas e de linhas de distribuição. "Também vai impactar a operação dos medidores inteligentes, que já estão em 81 municípios", afirma.
Serviços diretos de atendimento ao cliente, como call center ou o processamento de informações para o mercado livre de energia, também serão impactados positivamente pela incorporação.