O Conselho Tutelar de Nova Santa Rosa estava acompanhando o caso desde janeiro quando recebeu uma denuncia que a criança estava desnutrida
A criança de um ano e nove meses que foi encontrada sozinha, abandonada, nessa terça-feira (07) na casa dos pais com uma camiseta na cabeça, em Nova Santa Rosa apresentava desnutrição.
O Conselho Tutelar de Nova Santa Rosa estava acompanhando o caso desde janeiro quando recebeu uma denuncia que a criança estava desnutrida.
Na época, a Rede de Proteção, formada pelo CRAS, CREAS, Secretaria de Saúde e Conselho Tutelar iniciaram o acompanhamento da menina que apresentava metade do peso de uma criança normal com a mesma idade.
Uma vaga em tempo integral em uma creche da cidade foi assegurada pela Prefeitura para que o pai da criança levasse diariamente a filha, já que o homem estava desempregado, apenas a mãe estava trabalhando no município de Palotina e saía de casa ainda pela madrugada para se dirigir ao trabalho.
O pai não levava a criança todos os dias, o que preocupava os conselheiros, nesse período a criança também teve tratamento disponibilizada através da Secretaria de Saúde, e o pai também não levava a crianças para o acompanhamento médico.
Ontem, terça-feira a creche comunicou o Conselho Tutelar que a criança novamente não compareceu, os Conselheiros, Olinda, Miriam, Jenifer e Bruno que acompanharam o caso desde o princípio com dedicação, tomaram conhecimento e foram até a residência.
Chegando no endereço, puderam constatar por uma abertura da janela, a criança sozinha, deitada em um colchão, com a camiseta na cabeça. A Polícia Militar, através do Sargento Pruinelli foi acionada e entrou na casa com a ajuda de um parente da família. A criança a princípio aparentava estar bem, mesmo estando com uma camiseta na cabeça desde as 4h até as 11h da manhã.
O pai foi preso em um bar próximo enquanto bebia, a mãe foi presa no trabalho com o apoio da Polícia Militar de Palotina, os dois ainda se encontram presos na delegacia de Polícia Civil em Marechal Rondon, o inquérito deve ter continuidade ainda nesta quarta-feira (08).
Em depoimento na delegacia a mãe disse que fez isso para que a criança pudesse dormir melhor. A mãe da criança relatou à polícia, que a família é de outra região do país onde existe o costume é de colocar óculos ou venda nos olhos das crianças para isolar a claridade. Ela explicou ainda à polícia que saiu de madrugada para trabalhar e contava que o pai cuidaria do bebê como de costume.
O casal com a criança reside a pouco tempo em Nova Santa Rosa. “Segundo relatos do pai o mesmo saiu de casa por volta das 9h, porém por ter discutido com sua esposa, mesmo sabendo que a criança estava no quarto, não foi olhar as condições e necessidades da mesma.”, informou o boletim.
Acriança está em acompanhamento médico em uma cidade da região e deve continuar em tratamento para sua saúde possa ser restabelecida, após, ela deve ser encaminhada para um familiar, conforme decisão judicial.