Ouça Rádio
PLANTÃO: FÁRMACIA POPULAR 16/11 a 22/11 INFORMOU:
PESO HOJE: R$ 0.0046,5 INFORMOU:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS | Dia das mães

 Ouça a Notícia

Geral

Dia das mães

10/05/2024 17:21

PAULO ADEMIR BRAUN


Dia de comemoração e reflexão.

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no WhatsApp

Dia das mães 

A mãe é o portal da vida. É da natureza da existência, essa beleza e singeleza de começar a vida com a mãe. Começa bem quem tem uma boa mãe. O dia das mães começou no dia 09/05/1914, criado por Ana Jarves, uma  norte americana. Já de tempos pagãos, a homenagem para as mães se dava na primavera, a estação do florir , fecundar ou brotar, recomeçar, crescer  para viver o verão.

É interessante a observação de que na vida animal, o instinto da mãe protege o filho até a autonomia. Ou até que o filho cresce. Já a mãe com razão protege o filho, a vida inteira. Para uma mãe, um filho nunca cresce. É legal perceber que quando alguém quer ter a doação total e desinteressada por um ser, ser mãe é essa oportunidade e é  só na maternidade que a mulher se transforma e se doa por inteiro. Amor verdadeiro. A simbologia da cosmologia nos guia na direção e é fantástico fazer essa analogia em que o momento da gestação é uma concentração de energia, tal qual a origem do universo na explosão original.

É exemplar que pesquisas mostrem que, as adolescentes que estão perdidas nas drogas, e engravidam, sentem do filho a força pra recomeçar, tendo um motivo por quem lutar, e é onde tem o maior índice de recuperação. Dificil é chamar a pátria de mãe quando não socorre quem morre, ou as mães esquecidas, nas filas ou nas vilas. As estruturas políticas são feitas e dominadas por homens. E isso só vai mudar quando as mulheres ocupar esse lugar. Sempre houve uma perversão contras as mães e contra as mulheres. A projeção é de que vai continuar por mais 300 anos. As mães não merecem essa colonização mental. As mães são as que dão a luz. Iluminem a cabeça de suas filhas para essa condição. Ser mãe é muito lindo, mas não deve ser a renuncia da sua própria vida. A força da mãe que nunca perde a esperança, seja exemplar para todas as mães do Rio Grande do Sul, que precisam recomeçar.

Dar à luz. Dar ao mundo um novo ser iluminado. O que pode ser mais sagrado? É a magia que só as mães tem. É a intensidade deste brilho que a menina tem ao ter um filho e a fascinação de renascer e crescer agora como mãe. Também as mães sem filhos, que fazem a gestação de sentimentos nobres. Dão á luz a ideias iluminadores e  virtudes construtoras de uma existência melhor. 

Os homens também podem dar a luz aos valores que nascem com a maternidade: doação, empatia, generosidade, solidariedade... Todo aquele que aporta melhoras á convivência, faz o parto ou parte, e faz a sua parte ao reconhecer o quanto as mães são essas preciosidades sem comparação.

Neste dia de festa e homenagem quero abraçar a minha mãe Nelsi Braun. A Darli, mãe dos meus filhos. Também minhas tias e primas. Mães amigas e todas as mães que deram a luz a evolução, geração após geração. As mães do mundo. É uma satisfação sem igual neste dia, expressar a minha alegria em desejar Feliz Dia Das Mães, a todas as Mães.

 

 

 





Ademir