A maioria festa natalina, na Espanha.
Festa de Reis
Recorrência no meu passado, as coincidência me fazem suspeitar que eu seja um predestinado. Meu principal projeto atual é escrever um livro ao qual dei o título provisório de Os 3 Reis Magros, uma brincadeira com a ligação que os três personagens tem com o Rio Reno. Sobre as margens do Reno em Colônia, Alemanha, está a catedral que guarda os restos mortais dos três reis magos. A coincidência está em que essa história me é familiar e eu não tinha ideia que iria chegar em Madri exatamente no dia que aconteceu o Grande desfile, da chegada dos 3 Reis Magos, e que essa é uma festa tão popular por aqui.
A igreja católica tem o dia 6 de janeiro, como o dia da epifania. Dia de apresentação de Jesus e também da adoração, simbolizada ou personalizada na figura dos 3 sábios ou magos que identificaram, por ser sábios que Jesus era o filho de Deus, o Salvador. O fato de virem do oriente também tem uma simbologia.
Na real, os três reis magos, tem uma história curiosa. Coisa que geralmente só acontece com histórias religiosas. Quando o cristianismo saiu da clandestinidade e passeou a ser uma religião, pelas mãos de Constantino, em 313. Santa Helena, que era a mãe de Constantino, uma senhora na casa dos 80 anos, saiu em peregrinação e foi a Jerusalém procurar os restos mortais de Jesus. Ela voltou para Constantinopla com partes da Santa Cruz e os ossos dos três reis magos. Constantino deu essa relíquia de presente para o bispo Eustórgio de Milão. Os ossos foram transferidos para Milão, em uma carroça de bois, a uma distância de 2 mil km. Permanecendo por 7 séculos em Milão. Quando Milão foi invadida pelo imperador Barbarossa em 1162, ele roubou essa relíquia e presenteou ao bispo de Colônia, que mandou construir uma catedral, que levou mais de 600 anos para ser construída, e lá está os restos mortais dos três reis magos, fazendo com que Colônia receba turistas e peregrinos. Assim Colônia é a cidade da Alemanha com o maior número de turistas.
Eu não imaginava a participação popular dos espanhóis, na festa de reis. É uma festa grandiosa que se comemora por todo o país. Só no dia de ontem o principal jornal da Espanha, o El País, fez mais de 30 reportagens mostrando a festa por todo o país. Hoje, segunda feira, 6 de janeiro é feriado nacional e terá os mesmos desfiles do dia de ontem. É a maior festa do período natalino. Em Madrid teve 1500 pessoas desfilando e mais de 200 mil expectadores.