Francisco Beltrão conquista, pela primeira vez, o Selo Prata do MEC
Esta é a primeira vez que o município conquista a certificação.
Pressione ESC para fechar
Esta é a primeira vez que o município conquista a certificação.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado oficial da 2ª edição do Selo do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), e Francisco Beltrão foi reconhecido com o Selo Prata de Qualidade na Alfabetização. Esta é a primeira vez que o município conquista a certificação.
A avaliação teve início em 2024 e analisa critérios relacionados aos índices educacionais e às ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação, com foco na garantia da alfabetização na idade certa.
Reconhecimento das práticas pedagógicas exitosas
A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Natielli Silva, explica que o selo é um reconhecimento das ações desenvolvidas pelo município, onde diversos critérios são analisados durante o processo. O município participou da segunda edição, realizada entre novembro e dezembro de 2025. “Um dos critérios é atingir a meta nacional de alfabetização. Além disso, são avaliadas outras metas relacionadas à garantia do direito de aprendizagem das crianças. Enquanto articuladora municipal do Renalfa, fiz a mediação via Simec, respondendo às 50 questões relacionadas ao selo”, explica Natielli.
Conquista coletiva e foco no Selo Ouro
A secretária municipal de Educação, Rosa Vandresen, ressaltou a importância do trabalho conjunto para alcançar o reconhecimento.“Estamos muito felizes com essa conquista. Quero agradecer a toda a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação pelo envolvimento e pelo trabalho desempenhado, às equipes diretivas das escolas e, em especial, a cada professor, que é protagonista de todo o processo de alfabetização. Essa conquista é de todos os envolvidos: aproximadamente 1.300 profissionais da educação, as equipes escolares e também as famílias, que são essenciais na vida da criança, no incentivo aos estudos, no acompanhamento das tarefas. Isso faz toda a diferença” enfatiza Rosa Vandresen.
Para 2026, a meta já está definida: “Vamos desenvolver um trabalho ainda mais eficaz, com planejamento, orientação e acompanhamento dos resultados, em busca da conquista do Selo Ouro para a educação de Francisco Beltrão”, ressalta a secretária. Atualmente, Francisco Beltrão possui uma rede pública municipal composta por 21 escolas, 21 CMEIs e aproximadamente 11 mil alunos, atendidos por cerca de 1.300 profissionais da educação.
Receba notícias em primeira mão
Fique por dentro de todas as notícias da região!
Entrar Agora