Na noite desta terça-feira, 30 de setembro, por volta das 19h13, uma colisão frontal-lateral envolvendo dois caminhões foi registrada na BR-163, nas proximidades do elevado de entrada da cidade de São José do Cedro Santa Catarina. Uma das carretas transportava 48 mil litros de etanol e teve a cabine tomada pelas chamas.
O Corpo de Bombeiros de São José do Cedro foi acionado por populares e recebeu apoio do Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (COBOM) de Chapecó. No atendimento, a guarnição contou com a viatura Auto Socorro de Urgência (ASU-518 e ASU-593), Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR-141) e o Auto Tanque (AT-63), que trabalharam no combate às chamas e resfriamento dos tanques de combustível, utilizando cerca de 8 mil litros de água.
Durante a operação, o motorista da carreta graneleira foi encontrado consciente, porém desorientado, com restrição de mobilidade, suspeita de traumatismo cranioencefálico, otorragia e escoriações na face. Ele foi imobilizado e encaminhado ao hospital para atendimento médico. O motorista da carreta incendiada conseguiu sair sozinho do veículo e recusou atendimento pré-hospitalar.
A ocorrência contou ainda com o apoio do Corpo de Bombeiros de Guaraciaba, PRF, Polícia Militar Ambiental, Defesa Civil e IMA. A guarnição permaneceu no local até a remoção da carreta graneleira, enquanto a carreta carregada com etanol permaneceu para transbordo da carga, mitigando riscos antes da remoção completa.
A PRF acompanha a operação e mantém o local sob supervisão, garantindo a segurança na rodovia.

Fonte: CBMSC/12°Batalhão
Autor: Thaynara Queiroz
Crédito da imagem: CBMSC/12°Batalhão
Repórter: Thaynara Queiroz