Na tarde de sexta-feira, 24 de outubro, por volta das 15h10, uma equipe da Patrulha Rural da Polícia Militar de Dois Vizinhos atendeu a uma denúncia de crime ambiental na Vila Rural Canarinho, onde um homem estaria mantendo pássaros silvestres em cativeiro.
Ao chegar ao local indicado, os policiais observaram duas gaiolas penduradas na área externa de uma residência, contendo vários pássaros confinados no mesmo espaço. O responsável pelo imóvel, um homem de 80 anos, foi abordado e identificado. Questionado sobre a origem das aves, ele afirmou ter comprado os animais de outra pessoa não identificada.
Durante buscas nos fundos da residência, a equipe encontrou mais sete gaiolas, uma delas com onze aves da espécie “coleiro”.
No total, foram apreendidos 17 coleiros e 3 trinca-ferros, totalizando 20 pássaros silvestres mantidos de forma ilegal.
Diante do flagrante, o idoso foi conduzido à sede da 2ª Companhia da Polícia Militar de Dois Vizinhos, junto com as aves apreendidas, para a elaboração do boletim de ocorrência e do termo circunstanciado.
Os pássaros serão encaminhados aos órgãos ambientais competentes, e o caso segue sob investigação por crime contra a fauna.


Fonte: 2ª Cia / 21º BPM
Autor: Luiz Antônio
Crédito da imagem: Mídia Sudoeste
Repórter: Luiz Antônio