Ouça Rádio
PLANTÃO: BRAVA 12/10 a 18/10 INFORMOU:
PESO HOJE: R$ 0.004.4 INFORMOU:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS | Mãe

Geral

Mãe

26/04/2024 01:21

PAULO ADEMIR BRAUN


Minha Mãe e eu. Eu nasci no mesmo dia que ela nasceu.

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no WhatsApp

Maastricht (travessia do rio Mosa), Holanda 

Maastricht, a cidade mais antiga e mais distante dos Pais Baixos. Fica no extremo sul do país, na região mais pobre da Holanda. Também discriminada, tratada como se fosse assim uma espécie de nordeste. De um lado da cidade tem a Bélgica. Do outro a Alemanha. Maastrcht é o coração do Benelux. O embrião da união europeia. A eleição é realizada na quarta feira a tarde, dia que não tem aula na Holanda. Em Maastrcht tem uma tradição curiosa: os bebês nascem em casa.

Prum, Alemanha 

Antigo bispado na Alemanha. Fundada em 720. Na época um balneário, onde  foi construída uma abadia. Em 1769 das 294 casas, 214 foram destruidas por um incêndio. Em 1949 a explosão do depósito de munição destruiu boa parte da cidade novamente. Situada na região do Eiffel. Essa região tem a construção de um aqueoduto,  que foi construído pelos romanos no ano 80 DC. É um duto de 95 km, para levar água até a cidade de Colônia. É um dos mais longos e mais antigos. Prum é uma cidade pequena e se fez em função da peregrinação, pois na bazilica tem as sandálias de jesus. Essas relíquias merecem uma observação: na idade média as divisões políticas estavam associados aos bispados. O dono das terras era sagrado e abençoado como bispo. O império era Sacro e o bispo era autoridade. A significância da sua autoridade estava ligado a importância do seu bispado. As catedrais tem as relíquias para ajudar ganhar importância. Todas as grandes cidades da região, tem essa característica em comum. O mesmo aconte com Trier, Aachen, Colônia que é a cidade da Alemanha que recebe mais turistas, em função de estar lá os ossos dos três reis magos. Segundo uma investigação do jornal El Pais, da Espanha diz que se juntar todos os fragmentos da cruz de jesus, daria para encher um navio.

 Verviers, Bélgica 

Eu gosto do capitalismo. O capitalismo é uma religião. Seu deus é o dinheiro, o único que tem unanimidade no mundo inteiro. Os monstros com carisma são cria da religião ou capitalismo(elon musk salvai-nos). Ou então Steve Jobs(livrai-nos), vítima destes dois dragões. Em 1802, com 12 anos, o inglês John Cockerill, migrou para a Bélgica e se instalou em Verviers. Com 17 anos assumiu a direção de uma empresa. Aos 23 casou e também assumiu a direção do conglomerado de empresas da família. Criador do Banco Central da Bélgica. Esteve a frente de mais de uma centena de empreendimentos. Morreu aos 49 anos, falido e  com uma dívida de 29 milhões de francos. Não teve filhos, então morreu devendo a existência. Dos escombros resta a fábrica de armas de guerra: John Cockerill Defense. Fomos lá para conhecer esta cidade mal assombrada e sua alma penada.

Minha Mãe

Tenho duas mãe pátrias e a satisfação de ser herdeira de sangue aventureiro. Essas três cidades e três países, eu visitei na companhia da minha mãe Nelsi Braun. Foi um dia inusitado. Saímos de luxemburgo, fomos a Prum, na Alemanha. Depois Verviers,  na Bélgica. Maastrcht, na Holanda. Aachen, na Alemanha. Voltamos a Sant-Vit, na Bélgica e retornamos a Luxemburgo. Gostaria de fazer aqui esse registro sobre a alegria da companhia da minha mãe, ao conviver 3 meses no Brasil. Fizemos uma viagem de 21 dias pelo litoral e interior do Sul do Brasil. Na sequência ela veio conhecer a Europa. Ficou por aqui dois meses. Fizemos vários passeios. Ela tem quase 82 anos. Foram muitas experiências marcantes e a impressão mais relevante: 5 meses sem ouvir uma reclamação. Também registrar que em outubro ela foi a buenos Aires e  ontem foi a Amsterdam. Uma expansão significativa no amplo universo do seu conhecimento.





Ademir