Ouça Rádio
PLANTÃO: FARMACENTRO 26/10 a 01/11 INFORMOU:
PESO HOJE: R$ 0.004.4 INFORMOU:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS | Marmeleiro: animais são vítimas de tiros de espingarda de pressão

 Ouça a Notícia

Geral

Marmeleiro: animais são vítimas de tiros de espingarda de pressão

29/10/2024 16:36



Eles foram resgatados e encaminhados para cirurgia e atendimento veterinário.

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no WhatsApp

Nos últimos dias, diversos animais no perímetro urbano foram vítimas de tiros por espingarda de pressão. Segundo denúncias, os animais têm sido encontrados com os mesmos ferimentos, e só no Bairro Ipiranga foram resgatados dois animais, um gato e um cachorro com balas em seu tórax causado por tiros de espingarda de pressão. Esses animais foram resgatados e encaminhados para cirurgia e atendimento veterinário.

Segundo a legislação, crimes contra cães e gatos preveem penas de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa e proibição de guarda de animais. Em casos que resultem na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até um terço.

Verifica-se, portanto, que a nossa Lei dos Crimes Ambientais contempla previsão que visa proteger os animais domésticos de maus-tratos, inclusive os cães abandonados, a fim de evitar que sofram e que sejam mortos. Tal proteção não se encerra na seara criminal, podendo ser responsabilizados, também na esfera cível, todos aqueles que estejam envolvidos com a agressão ou morte do animal.

Qualquer violência materializada no abuso de animais ou pessoas deve ser sempre combatida. As agressões sofridas por humanos e animais violam a integridade física e a vida, que são nossos bens maiores, protegidos, inclusive, pela nossa Constituição Federal. Se faz necessária a conscientização urgente, para se dar a todos, inclusive aos animais domésticos, a proteção e respeito que merecem.

O Departamento de Meio Ambiente tem um canal de denúncias no site do Município e as pessoas podem também denunciar para a Polícia Militar através do número 190. O responsável por esse ato pode ser enquadrado no crime de crueldade contra animais, que encontra respaldo legal na lei de contravenções penais e lei de crimes ambientais.