Logo Midia Sudoeste
Terça, 26 de novembro de 2024
Visitantes Total:  ... | Hoje:  ...
portugues     espanhol        

ÚLTIMAS NOTÍCIAS | Ministra anuncia avanços no combate aos incêndios no Pantanal

 Ouça a Notícia

Geral

Ministra anuncia avanços no combate aos incêndios no Pantanal

10/07/2024 17:36



Uma das novidades anunciada por Marina Silva é a possibilidade da atuação no combate ao fogo por aeronaves, com pilotos estrangeiros, o que não era permitido em território brasileiro.

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no WhatsApp

Trinta dos 54 focos de incêndio no Pantanal já estão controlados. Foi o que disse, nesta quarta-feira, 10 de julho de 2024, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Segundo a ministra, esses focos ainda precisam ser monitorados, pela possibilidade de reincidência do fogo.

Dos outros 24 focos de incêndio ativos, 13 estão sendo combatidos. Marina Silva ressalta ainda um avanço legal em relação ao enfrentamento aos incêndios naquele bioma. É o caso da assinatura de uma medida provisória que facilita a contratação de brigadistas do ICMBio e do Ibama, que tinha procedimento mais burocrático.

Lembrando que o Pantanal enfrenta a seca mais grave em 70 anos, intensificada pela mudança do clima. A bacia do rio Paraguai, que abastece o bioma recebeu o menor volume de chuvas da série histórica no acumulado do ano.

Outra novidade apontada pela ministra é a possibilidade da atuação no combate ao fogo por aeronaves, com pilotos estrangeiros, o que não era permitido em território brasileiro.

Em maio e junho todos os incêndios no Pantanal foram causados por ação humana. Mas o uso do fogo no bioma está proibido e é crime, com pena de 2 a 4 anos de prisão. Por isso, haverá responsabilidade criminal, ponderou a ministra. Ela destacou que estão em andamento as investigações da Polícia Federal, com apoio do Ministério Público e das polícias estaduais.

Sobre o efetivo que atua para combater as chamas no Pantanal, estão em campo quase 290 brigadistas do Ibama e ICMBio e 82 agentes da Força Nacional de Segurança Pública. Completam a força tarefa quatro aviões e helicópteros do Ibama e ICMBio, e outras duas aeronaves e seis helicópteros das Forças Armadas.