14/11/2024 15:07
No ano passado, Dona Alzira colheu um tomate que pesou um quilo e cem gramas
Dona Alzira Oliveira do Amaral, de 72 anos, reside no Bairro Novo Mundo,, em Francisco Beltrão. Há 18 anos ela ganhou da amiga Marivone uma muda de tomate da qualidade tomate gaúcho. Depois, todos os anos dona Alzira começou a fazer as suas próprias mudas de tomate. Em todos os anos a produção sempre foi muito boa. No ano passado, ela colheu um tomate que pesou um quilo e cem gramas. Mas produção igual a desse ano nunca aconteceu. Dona Alzira vai colher mais de 200 tomates num só pé.
O tomateiro tem mais de três metros de altura, ela teve de colocar várias escoras e amarras nos galhos para não quebrar. Deu tomate de penca, algumas pencas com oito tomates, outras com sete e seis. Terça-feira 5 de novembro, dona Alzira colheu 100 tomates, colocou todos na mesa e fotografou. No dia seguinte colheu mais 50 tomates. No pé entre os bem pequenos e os que falta madurar ainda, restam mais de 60.
Segundo dona Alzira, o segredo da grande produção está na adubação. Muitos duvidam Mas ela coloca somente casca de banana e pó do café coado no pé. Tomate não gosta de água, ela apenas umedece um pouco quando fica muitos dia sem chover. Seu sonho era de sair no jornal para mostrar o belo pé de tomate. Dona Alzira comentou com Adair Canova, motorista da Unifaz, com quem ela poderia falar. Ele disse pra ela procurar no Googol. Dona Alzira ainda não tem muita habilidade com celular, então pediu ajuda pra vizinha Sidineia. Na pesquisa, encontraram o número da Emater. Então Névio Mazzochin forneceu o número do Jornal de Beltrão.
Dona Alzira fez somente três mudas esse ano. Uma morreu a segunda muda deu pra uma vizinha e a sua muda bateu o recorde de produção. Alguns tomates foram vendidos, outros feito extrato de tomate. Os maiores dona Alzira tirou a semente pra fazer mudas.