Na sexta-feira, 10 de outubro, por volta das 20h40, a guarnição do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Xanxerê, foi acionada para atender a um acidente de trânsito do tipo colisão frontal lateral, envolvendo um automóvel, com placas de Xanxerê, e uma motocicleta, com placas padrão Mercosul, na BR-282, marginal do bairro Mathinho.

No local, constatou-se que apenas o condutor da motocicleta estava ferido. A vítima, um jovem de 19 anos, apresentava traumatismo cranioencefálico (TCE), encontrando-se em gasping (respiração agônica, irregular e ineficaz), inconsciente e com sinais vitais instáveis.
O atendimento inicial foi realizado pela guarnição do CBMSC com as viaturas Auto Socorro de Urgência (ASU-530), Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR-187) e Auto Resgate (AR-216). A equipe manteve as vias aéreas pérvias, realizou oxigenoterapia, controle de hemorragias e monitoramento dos sinais vitais.
Em seguida, a vítima foi assumida pela equipe avançada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que deu continuidade ao atendimento com suporte avançado de vida (SAV), realizando volemia e ventilação complementar.

Após estabilização inicial, o paciente foi conduzido ao Hospital São Paulo de Xanxerê para atendimento médico especializado.
A cena permaneceu sob responsabilidade do Corpo de Bombeiros Militar, até a chegada da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que assumiu os procedimentos administrativos. Após a conclusão dos trabalhos periciais, a via foi liberada ao tráfego.


Fonte: CBMSC/14°Batalhão
Autor: Thaynara Queiroz
Crédito da imagem: CBMSC/14°Batalhão
Repórter: Thaynara Queiroz