Com a economia Argentina enfrentando um cenário inflacionário, o governo decidiu introduzir uma nova nota para facilitar as transações comerciais.
Santo Antonio do Sudoeste (Brasil) e San Antonio (Argentina), os comerciantes começaram a ter a circulação das novas notas de 2000 pesos argentinos. O lançamento dessa nova cédula ocorre em meio a uma alta inflação no país vizinho.
Com a economia Argentina enfrentando um cenário inflacionário, o governo decidiu introduzir uma nova nota para facilitar as transações comerciais. As novas notas de 2000 pesos argentinos, têm sido recebidas com apreensão por alguns comerciantes da fronteira, que temem ser falsas.
Embora a introdução das novas notas tenha gerado desconfiança inicialmente, é importante ressaltar que as cédulas são perfeitamente válidas e reconhecidas pelo Banco Central da República Argentina. Portanto, os comerciantes locais estão legalmente obrigados a aceitar essa nova forma de pagamento.
A cotação do peso argentino na fronteira entre as duas cidades está diretamente relacionada à volatilidade da economia argentina e ao mercado cambial. No dia 19 de junho de 2023, a cotação para venda é de 0.10,3 pesos argentinos por real brasileiro, enquanto para compra, o valor é de 0.11,4 pesos argentinos por real brasileiro. É importante ressaltar que esses números correspondem especificamente às transações realizadas na fronteira entre Santo Antonio do Sudoeste e San Antonio.