Olimpiadas
As olimpíadas foram criadas na Grécia antiga. A filosofia das olimpíadas era pautada pelo amadorismo. Um crime contra o capitalismo. Só amador ama o que faz. Até bem pouco tempo a carta olímpica punia quem recebia incentivos financeiro pra competir. Os jogos olímpicos era uma competição por prazer, ou pelos benefícios sócias, físicos ou mentais que poderiam trazer.
Luxemburgo pelo que eu sei, só tem esporte amador. E é ganhador de 4 medalhas na história. A glória desta edição foi a atleta mais velha a ganhar uma partida, aos 61 anos. Luxemburgo é tão autêntico que teve 13 atletas, todos competindo de forma individual.
As olimpíadas deram tantas voltas até cair na armadilha capitalista, aniquilando os artistas e fazendo deles profissionais de alta performance. O Ideal capitalista. O velocista/esgrimista/alterofilista/salto em altura... Onde o sarrafo sobe mais e mais e faz os mortais se sentir todos incapaz ou perdedores, idealizando uns irracionais que entregam a sua subjetividade para a felicidade da lucratividade dos 'patrocinadores', ganhadores.
Ficou tão irracional que 'profissional' agora não tem limites, esse sim é o ideal do capital. Ainda me lembro do tempo em que o circo era a terra ou a arena dos animais. O atleta também, vem do grego lutador. Agora também profissional, fundamental pra te convencer que não pode errar e precisa entregar, cota meta, escore... Mas vai ficar bem com a camisa da nike, mesmo que te custe 30 dias de trabalho. É Du carvalho velho!
E o 'espirto olímpico', sinistro! Haja visto que o deus ou profeta do Olimpo capitalista atual e unipresente permanentemente até no inconcienente de quem 'sonha vencer' é o Coach.