Émerson Iser Bem compartilha sua inspiradora história de superação, desde sua infância como leiteiro até se tornar um atleta de destaque internacional
Nesta sexta-feira, 11 de outubro, às 08h30, aconteceu uma palestra sobre empreendedorismo motivacional na Capitania Mirante, em Santo Antonio do Sudoeste/Paraná. A palestra foi ministrada por Émerson Iser Bem, vencedor da Corrida Internacional de São Silvestre em 1997. Ele compartilhou sua inspiradora história de superação, desde sua infância como leiteiro até se tornar um atleta de destaque internacional.
A organização do evento foi administrada pelo Paulo Ricardo dos Santos e professora Adriana Legramante, com a colaboração do Colégio Cívico Militar Interventor Manuel Ribas, cujos alunos, professores e a diretora Ligia Lorenzetti, participaram ativamente, juntamente com atletas de voleibol do município. A palestra teve como objetivo transmitir uma mensagem de superação pessoal e foi conduzida de maneira totalmente gratuita e voluntária.
O principal objetivo da palestra foi inspirar os jovens e alunos presentes, incentivando-os a acreditar em seu potencial, tanto pessoal quanto profissional, e a desenvolver uma mentalidade empreendedora, demonstrando que, com dedicação e persistência, é possível alcançar grandes conquistas.
Conheça um pouco da história de Émerson Iser Bem:
Nascido em 07 de julho de 1973, na pequena cidade de Santo Antonio do Sudoeste/Paraná, Émerson Iser Bem destacou-se desde a infância pela determinação e disciplina. Filho de camponeses, ele começou a trabalhar desde cedo para ajudar em casa. Desde menino, praticava esportes como futebol, handebol, ciclismo e corridas. Em 1987, aos 14 anos, um acidente mudou sua vida enquanto trabalhava como entregador de leite, utilizando normalmente a bicicleta para se locomover. Em dias de chuva, as dificuldades de pedalar em estradas de terra o faziam optar pelo cavalo como meio de transporte.
Um dia, após finalizar o trabalho, ao desencilhar o cavalo, seu irmão cutucou o ouvido do animal com uma mangueira, fazendo-o saltar para trás. Nesse momento, a corda acabou cortando o polegar esquerdo de Émerson ao meio. Devido ao acidente, ele precisou abandonar o futebol. No entanto, ainda neste mesmo ano, participou pela primeira vez da corrida anual em Santo Antonio do Sudoeste, que tinha início na praça da cidade, seguia até San Antonio, na Argentina, e retornava ao Brasil. “Eram 7 km. Em 1985, quando levava leite para a cidade, vi essa corrida e fiquei encantado", lembra Émerson.
Foi a partir dessa descoberta e paixão pela corrida que Émerson Iser Bem se destacou internacionalmente como atleta.