01/03/2024 14:52
O consórcio foi constituído em 1999 e reúne 398 municípios do Estado, com exceção de Curitiba, e adquire, em conjunto, medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica para distribuição aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apresentou nesta sexta-feira (1º) as experiências do processo de compra de medicamentos pelo Consórcio Paraná Saúde durante o 10° encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste, realizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O consórcio foi constituído em 1999 e reúne 398 municípios do Estado, com exceção de Curitiba, e adquire, em conjunto, medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica para distribuição aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na prática, este processo traz economia de escala, uma vez que facilita a compra e reduz o preço do custo destes insumos, diferentemente do que aconteceria se cada município adquirisse individualmente cada um dos quase 170 medicamentos adquiridos atualmente.
“Cada vez mais se torna necessário pensar grande no que se refere à compra de medicamentos. Nós temos o Consórcio Paraná Saúde, que é um exemplo já há mais de 24 anos de uma compra centralizada para os municípios. Esse exemplo vem dando certo” disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Segundo ele, a ideia da apresentação é unir os estados do Sul e Sudeste para compras maiores e com custo mais reduzidos. “Estamos imbuídos de juntar sete estados para conseguir comprar medicamentos num preço melhor do que cada um está comprando isoladamente”, complementou. “A chegada de medicamentos biológicos, como insulina, tem elevado o investimento dos estados com medicamentos e essa junção de esforços de várias secretarias pode ter um resultado muito bom”.
SUS DIGITAL – Durante a reunião também foi assinado um protocolo de intenções para formalizar a colaboração entre estados para potencializar a transformação digital do SUS. A iniciativa busca inserir inteligência artificial homologada em serviços de saúde, visando mais agilidade e comodidade para os usuários.
COSUD – O Cosud foi criado em 2019 com objetivo de fortalecer a cooperação entre os governos dos sete estados do Sul e do Sudeste em diversos assuntos. Nos encontros do Cosud, são realizadas discussões temáticas divididas em 21 Grupos Técnicos (GTs), entre eles a saúde.
PRESENÇAS – Participaram da apresentação o diretor-geral da Sesa, César Neves, os secretários da Saúde do Espírito Santo, Miguel Paulo Duarte Neto; Santa Catarina, Carmen Zanotto; Rio de Janeiro, Claudia Mello; Minas Gerais, Fábio Baccheretti (que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde); e Rio Grande do Sul, Arita Bergmann.