O Paraná registrou dois casos confirmados de intoxicação por metanol, ambos em Curitiba. As vítimas são dois homens, de 60 e 71 anos, que continuam internados em hospitais da capital. Além disso, há quatro casos em investigação: um homem de 36 anos, de Curitiba; uma mulher de 31 anos, de Foz do Iguaçu; um homem de 19 anos, de Cruzeiro do Oeste; e um homem de 37 anos, de Maringá.
Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná reforçou as orientações à população. Em caso de sintomas como visão turva, náuseas, vômitos ou dor abdominal após o consumo de bebidas alcoólicas, é fundamental procurar atendimento médico imediato. Além disso, todos os casos suspeitos devem ser reportados aos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) do estado, que orientarão sobre a conduta clínica e notificarão a Sesa por meio da Rede CIATox.
Para prevenir intoxicações, a Sesa recomenda adquirir bebidas alcoólicas apenas de estabelecimentos confiáveis, verificar se o lacre está intacto, observar a presença de partículas ou impurezas no líquido e evitar preços muito abaixo do normal.
O metanol é uma substância altamente tóxica que, quando ingerida, é metabolizada em formaldeído e ácido fórmico, podendo levar à cegueira, insuficiência renal e até à morte. É essencial estar atento aos sinais e buscar ajuda médica imediatamente se houver suspeita de intoxicação.
Para mais informações ou em caso de dúvidas, entre em contato com os CIATox do Paraná:
CIATox Curitiba: 0800 041 0148
CIATox Londrina: (43) 3371-2244
CIATox Maringá: (44) 3011-9127
CIATox Cascavel: (45) 3321-5261
Em situações de emergência, também é possível contatar o Disque-Intoxicação da Anvisa pelo número 0800 722 6001.
O Ministério da Saúde enviou 160 ampolas de etanol farmacêutico ao Paraná para auxiliar no tratamento de possíveis vítimas de intoxicação por metanol.
É essencial que a população esteja atenta e siga as orientações das autoridades de saúde para evitar riscos à saúde.


Fonte: AEN
Autor: Dani Barbaro com informações AEN
Crédito da imagem: Mídia Sudoeste
Repórter: Dani Barbaro