31/05/2024 11:41
Teresinha sumiu no dia 28 de dezembro de 2023 e seu corpo foi encontrado no dia 11 de janeiro.
A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Xaxim, concluiu o Inquérito Policial instaurado para apurar o homicídio de Teresinha dos Santos, de 57 anos de idade, cujo cadáver foi localizado em área de mata, embaixo de brasilits, nas proximidades da Rua José Lando, no Bairro Santa Terezinha. O corpo foi encontrado por volta das 14h30min do dia 11 de janeiro de 2024, sendo que a vítima estava desaparecida desde o dia 28 de dezembro de 2023.
No cadáver da vítima, que já estava em avançado estado de decomposição, na região da cabeça (testa), foi visualizado um ferimento provocado por projétil de cartucho de arma de fogo.
A investigação foi extremamente complexa, dividida em duas fases: a primeira delas teve como objetivo localizar o cadáver da vítima e, na sequência, apontar a identidade dos autores. O corpo foi localizado pela Polícia Civil em decorrência de informações prestadas por testemunhas, que acionou a Polícia Científica para também se fazer presente ao local e realizar os exames de praxe.
Na segunda fase da investigação, a Polícia Civil precisou adotar inúmeros caminhos investigativos até que a autoria fosse finalmente revelada, haja vista que o crime foi praticado e consumado por indivíduos integrantes de uma facção criminosa, em um local sem movimentação, sem a presença de testemunhas oculares e sem quaisquer câmeras de vigilância que tivessem captado algum vestígio relacionado ao crime.
Ainda assim, depois de todo o esforço despendido pelos policiais da Comarca de Xaxim, descobriu-se que o crime foi praticado por cinco indivíduos, tendo como motivação a conduta anterior da vítima. A motivação do crime, no entanto, não será revelada, a fim de manter preservada a imagem da vítima e em respeito aos seus familiares.
Destaca-se que os cinco indivíduos, presos ao longo dos últimos meses, tiveram as suas ordens de prisão expedidas em decorrência do homicídio de Jacson Pietro de Lima dos Santos, já que foram igualmente indiciados por referida infração penal.
Ao final do Inquérito Policial, os autores foram indiciados pelos crimes de homicídio consumado (qualificado pelo motivo torpe, pela emboscada e pelo recurso que certamente tornou impossível a defesa da vítima), ocultação de cadáver e porte ilegal de arma de fogo.