04/09/2024 07:48
Durante o evento, os representantes dos países-membros poderão debater os rumos do combate às organizações criminosas e aos crimes transnacionais
A Polícia Federal realizou, na manhã de terça-feira, 03 de setembro, a solenidade de abertura da XIV Cúpula Ordinária da Ameripol, com foco na cooperação policial internacional nas Américas.
O encontro acontece nos dias 3 e 4 de setembro, na cidade de Foz do Iguaçu, conhecida por sua localização estratégica na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.
Em discurso na abertura, o secretário-executivo da Comunidade de Polícias das Américas (Ameripol), o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, enfatizou a importância da parceria e colaboração internacional para enfrentar os desafios de segurança pública no combate aos crimes transnacionais.
Andrei reafirmou ainda o compromisso coletivo com a integração e o fortalecimento das estratégias policiais regionais.
Ao longo dos dois dias de encontro, os representantes dos países-membros poderão debater os rumos do combate às organizações criminosas e aos crimes transnacionais, além de fortalecer os laços entre os membros.
A programação inclui painéis, palestras, informes, votações, assinaturas de memorandos de entendimento e reuniões bilaterais.
A solenidade de abertura contou com a participação de autoridades, incluindo dirigentes máximos das polícias em seus países, representantes governamentais, organismos internacionais e observadores de diversos segmentos, tanto nacionais quanto internacionais.
SOBRE A AMERIPOL
Ameripol (Comunidade de Polícias das Américas) é um organismo regional de cooperação policial internacional dedicado ao intercâmbio de informações policiais, à realização de operações conjuntas e à capacitação entre seus membros. Com sede em Bogotá, Colômbia, a AMERIPOL conta com 36 policiais de 30 países do continente americano como membros permanentes, além de 32 membros observadores, incluindo organismos internacionais como a Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL), Organização dos Estados Americanos (OEA), Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Cruz Vermelha e outras forças policiais da Europa, Ásia, África e Oceania.