Na última quinta-feira, 3 de julho, as equipes ROCAM e ROTAM da Polícia Militar prestaram apoio às Delegacias de Polícia de Marmeleiro e Francisco Beltrão na execução da Operação “Cascata”, realizada na tarde do mesmo dia, com alvos em ambas as cidades.
Durante o cumprimento dos mandados judiciais, as equipes se depararam com alvos relacionados ao narcotráfico na cidade de Francisco Beltrão, logrando êxito na apreensão de uma grande quantidade de drogas, uma arma de fogo, munições e expressiva quantia em dinheiro proveniente do tráfico de entorpecentes. Além disso, dois homens foram presos em flagrante.
Nas diligências da equipe ROCAM, foi preso um indivíduo em flagrante. Foram apreendidos R$ 21.651,00 em espécie, 55 gramas de crack e 18 comprimidos de LSD.
Já nas diligências realizadas pela equipe ROTAM, foram apreendidos 170 gramas de crack, 547 gramas de maconha, 21 gramas de "morruga", uma pistola calibre 9 mm da marca Bersa, 46 munições do mesmo calibre, dois carregadores, seis aparelhos celulares e a quantia de R$ 18.931,00 em dinheiro.
Vale destacar que, em ambas as residências, foi empregado o canil do 21º BPM, com os cães K9 Baruk, Radar e Kratos, que localizaram drogas e dinheiro escondidos, graças ao odor impregnado nas notas.
O nome “Operação Cascata” foi escolhido por analogia ao chamado "efeito cascata" — fenômeno em que um evento desencadeia uma sequência de outros, de forma contínua e encadeada. Assim como em uma cascata, o esquema criminoso desarticulado nesta data funcionava de forma similar: o tráfico de drogas, como evento inicial, provocava o aumento da dependência química; os dependentes, por sua vez, passavam a cometer pequenos furtos para sustentar o vício; os bens furtados eram aceitos pelos próprios traficantes como forma de pagamento — caracterizando o crime de receptação — e alimentando financeiramente o tráfico, reiniciando o ciclo.
Os presos e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Marmeleiro, onde foram adotadas as medidas cabíveis.


Fonte: 1ª CIA / 21º BPM
Autor: Luiz Antonio
Crédito da imagem: Mídia Sudoeste
Repórter: Luiz Antonio