Ponte da Integração Brasil-Paraguai é oficialmente inaugurada
Nova ligação sobre o Rio Paraná amplia logística regional e entra em operação de forma gradual
Pressione ESC para fechar
Nova ligação sobre o Rio Paraná amplia logística regional e entra em operação de forma gradual
Foi realizada nesta sexta-feira, 19, a cerimônia de abertura oficial da Ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu. A nova estrutura viária marca a segunda ligação terrestre entre os dois países na região, mais de 60 anos após a inauguração da Ponte da Amizade, e representa um avanço significativo para a mobilidade, o comércio e a integração regional.
Financiada pelo Governo do Brasil, por meio da Itaipu Binacional, a ponte liga Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco, cruzando o Rio Paraná. A solenidade ocorreu nas instalações da nova aduana integrada entre Brasil e Paraguai e contou com a presença de autoridades dos dois países, além do Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu, Enio Verri.
Com 760 metros de extensão e um vão-livre de 470 metros, o maior da América Latina, a Ponte da Integração é do tipo estaiada e sustentada por duas torres de 190 metros de altura. A obra foi projetada para desafogar o tráfego da Ponte da Amizade, que atualmente recebe cerca de 100 mil pessoas e 45 mil veículos por dia, segundo dados da Receita Federal.
A entrada em operação da nova travessia ocorrerá de forma gradual, com o objetivo de garantir segurança e adaptação dos sistemas de fiscalização. A partir do dia 20, a circulação será liberada inicialmente para caminhões vazios, conhecidos como “em lastro”, em horários definidos pela Receita Federal e pela Polícia Rodoviária Federal. Ônibus de turismo fretados também deverão ser autorizados em etapas posteriores, com horários a serem divulgados pelos órgãos responsáveis.
Além da ponte, o investimento contempla obras de acesso e infraestrutura. O aporte total foi de R$ 712 milhões, sendo R$ 372 milhões destinados à construção da ponte estaiada e R$ 340 milhões aplicados na Perimetral Leste, via que conecta a nova travessia diretamente à BR 277 e retira o tráfego pesado da área urbana de Foz do Iguaçu.
A Itaipu Binacional assumiu o financiamento integral da ponte, das aduanas e dos acessos. O modelo de execução envolveu o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes como órgão proprietário, o Governo do Paraná como executor das obras e a Itaipu como responsável pelo repasse dos recursos.
Segundo Enio Verri, a nova ponte deve impulsionar o desenvolvimento regional ao otimizar o fluxo comercial e turístico, além de contribuir para o reordenamento urbano e melhoria da qualidade de vida da população local.
A obra integra uma estratégia mais ampla de fortalecimento da infraestrutura logística na fronteira e de ampliação das conexões entre Brasil e Paraguai, reforçando a integração econômica e o papel da região como corredor estratégico para o Mercosul.
Receba notícias em primeira mão
Fique por dentro de todas as notícias da região!
Entrar Agora