A ação é fruto de uma articulação entre diferentes setores, tendo sido idealizada e desenvolvida com o apoio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Santo Antonio do Sudoeste, através dos agentes Albara e Rafael
Santo Antonio do Sudoeste se tornou referência para a 8ª Regional de Saúde com a implantação de um inovador Projeto Piloto que une tecnologia e saúde pública no combate a endemias. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o 10° Batalhão de Bombeiros de Francisco Beltrão, a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Saúde, está abrindo novos caminhos e já começa a ser expandida por toda a 8ª Regional de Saúde.
O projeto utiliza drones, Aeronaves Remotamente Pilotadas para realizar vistorias em locais de difícil acesso para os Agentes de Endemias, como topos de edifícios, cisternas, terrenos fechados e áreas de risco. A estratégia possibilita um monitoramento mais eficaz e seguro, contribuindo significativamente para a prevenção e controle de focos de doenças como a dengue, zika e chikungunya.
A ação é fruto de uma articulação entre diferentes setores, tendo sido idealizada e desenvolvida com o apoio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Santo Antonio do Sudoeste, através dos agentes Albara e Rafael. A colaboração entre órgãos municipais e estaduais tem sido fundamental para o sucesso da proposta.
O sucesso do projeto com com todo o apoio do Sargento Mendonça, do 8° Núcleo de Atuação Regional da Defesa Civil Estadual, e do Cabo Savian, responsável pela pilotagem dos drones do 10° Batalhão de Bombeiros Militares de Francisco Beltrão. A Secretária Municipal de Saúde, Camila Rodrigues, junto com os profissionais Cris Moro e Ricardo, da equipe de Endemias, também foram essenciais na coordenação e execução local do projeto. O Prefeito Municipal, Ricardo Ortina, reforçando o compromisso da gestão em investir em ações inovadoras em prol da saúde pública.
Graças a esse projeto, o município de Santo Antonio do Sudoeste passou a ser visto com destaque, servindo de exemplo de integração, tecnologia e prevenção em saúde.