Recanto Maestro
O paraíso abandonado no passado, recuperado e redimencionado por Antônio Meneguetti, para ser o coração da Ontopsicologia, estudo e prática, que lida com a vida por inteiro: o ser em si, suas relações e consequências. Eu não sou um estudioso, apenas um curioso. Meu existencialismo sequestrou o meu espírito metafísico. Sou um sujeito imperfeito para esse ambiente altamente impactante. Meu vício é investigar os indícios, não importa os artifícios que exerçam para me atrair. Só fico confortável e descanso a consciência no território das evidências.
Não importa o que te toca. O que você é ou quer vir a ser. Você precisa conhecer esse lugar. Se quiser estudar, tem a faculdade. Se for pra relaxar tem as Termas Romanas. Tem muita natureza misturada com a beleza da arquitetura moderna e arrojada, onde abrigam quase tudo o que há de sofisticação, que dá sustentação a esse projeto sem comparação, sem igual. Fenomenal.
O Recanto Maestro era uma região de terras abandonadas, que foram compradas por Antônio Meneguetti, ex padre, professor e idealizador deste projeto. Um ambiente quase completo. Tem faculdade, hotéis, excelentes restaurantes e residência de algumas dezenas de grandes empresários. Quase 40 empresas de excelência, plantação de frutas e oliveiras em grande quantidade, inclusive uma fábrica de azeite de oliva. Música, orquestras e esportes. Têm museu, galeria de arte, casa de estudante feminino e masculino, apartamentos residenciais onde vivem mais de 1000 pessoas. E a boa: Termas Romanas, a única fonte de água termal salgada do Brasil.
Festa de italianos, com churrasco bom, foi hoje, na capela do Ribeirão, na região do Vale Veneto. A decepção foi por conta do bispo que proibiu a dança, cerveja e o vinho. Só quentão e coca cola. Isso não favorece a inspiração. Mesmo com música de qualidade, a sociedade foi se afastando até deixar os artistas, cantando pras paredes. É o fim dos tempos. Muita hipocrisia. É a vida, e o apocalipse passou do medo a alternativa.
Fui recebido por um casal de amigos - Cláudio Spanhol e Carmen, professora, palestrante e escritora. Ele dentista, político, cantor e compositor. Excelenteas anfitriões e guias. Dois dias de muitas experiências e alegrias. No passado eu já tinha visitado aqui, mas me surpreendi com tamanha evolução. Conhecimento, arquitetura e educação transformaram a paisagem destas paragens abandonadas num empreendimento surpreendente, com potencial incalculável.
Fonte: pesquisa
Autor: Paulo Ademir Braun
Crédito da imagem: Paulo Ademir Braun
Repórter: Paulo Ademir Braun