11/11/2024 14:19
Objetivo é agilizar consertos na rede. O cidadão vai interagir com a atendente virtual "Sane". Após compartilhar a foto ou o vídeo, que deverá ter no máximo 30 segundos, a Sane perguntará sobre o local: cidade e endereço. Estes dados ajudarão a encontrar o local com maior precisão.
Objetivo é agilizar consertos na rede. O cidadão vai interagir com a atendente virtual "Sane". Após compartilhar a foto ou o vídeo, que deverá ter no máximo 30 segundos, a Sane perguntará sobre o local: cidade e endereço. Estes dados ajudarão a encontrar o local com maior precisão.
A parceria entre a Sanepar e o cidadão para localizar e consertar vazamentos ganhou um novo canal. A partir de agora, qualquer pessoa que visualizar algo suspeito na rua, que pareça um vazamento nas redes da empresa, pode fotografar ou gravar um vídeo para auxiliar a resolver o problema com maior rapidez.
O envio das imagens deve ser feito pelo WhatsApp no número (41) 99544-0115. O cidadão vai interagir com a atendente virtual “Sane”, por mensagem de texto. Ele deve digitar 2, opção para Informar Vazamento ou alteração na Qualidade da Água. Depois, deve digitar 3, opção “Informar vazamento por foto ou vídeo”. O vazamento pode ser de água ou esgoto dentro ou fora do imóvel.
A pessoa que fizer o registro de um vazamento na rua não precisa se identificar. Não é necessário fazer cadastro, digitar matrícula ou qualquer dado que o identifique como cliente. Após compartilhar a foto ou o vídeo, que deverá ter no máximo 30 segundos, a Sane perguntará sobre o local: cidade e endereço. Estes dados ajudarão a encontrar o local com maior precisão. Uma equipe especializada analisará a imagem e solicitará o serviço mais adequado, dando maior celeridade ao atendimento.
“Acreditamos que ao usar este canal o cidadão estará prestando um grande serviço para a sociedade, pois nos ajudará a realizar um conserto na rede num menor espaço de tempo, evitando retrabalho. Desta forma, todos ganham, inclusive o meio ambiente”, afirma o diretor comercial, Bihl Elerian Zanetti.
“Estamos sempre monitorando as nossas redes, mas, especialmente nas cidades maiores, temos milhares de quilômetros de tubulações enterradas. Quando um cidadão entra em contato com a Sanepar por um canal oficial e nos dá as coordenadas do possível vazamento, este cidadão tem participação direta na melhoria das condições ambientais e de saúde da sua comunidade”, acrescenta.
CANAL – O WhatsApp é o aplicativo de celular mais presente nas telas dos celulares dos brasileiros e o mais utilizado para a troca de mensagens. A Sanepar adotou o atendimento por este app em janeiro de 2023 e registra uma média mensal de 215 mil interações por mês. Neste canal é possível obter informações de forma automática como falta de água e dos débitos do imóvel, além de solicitar serviços diversos como de uma nova ligação ou a religação.
Por meio do atendimento telefônico do 0800 200 0115, o cliente também pode informar vazamentos. No entanto, com o envio de imagens pelo WhatsApp será muito mais ágil a localização e manutenção operacional.
CAÇA VAZAMENTOS – Um grande desafio para as empresas de saneamento do Brasil é reduzir perdas no sistema de abastecimento. Historicamente a Sanepar realiza diversas ações para combater perdas de água, implementando tecnologias para localizar vazamentos, evitar submedição e regularizar situações de uso não autorizado e ou não medido.
Uma água marejando no meio da rua ou calçada pode ser um vazamento na rede de distribuição que estava oculto e aflorou, isto é, apareceu. Outra possibilidade é que esta água tenha “andado” por baixo da terra e esteja longe do ponto do rompimento.
A Sanepar tem grupos de profissionais especializados na localização deste tipo de vazamento. No silêncio das madrugadas, passando despercebidos pelos moradores que já foram dormir, estes profissionais fazem escuta subterrânea com um aparelho chamado geofone, que equivale ao estetoscópio usado por profissionais da saúde.
“Sem dúvida, com a possibilidade de mandar imagens pelo WhatsApp as pessoas se sentirão mais à vontade para colaborar. Não levarão muito tempo e poderão ajudar, por exemplo, a equipe de geofone a cruzar dados e encontrar o ponto exato do rompimento de uma rede”, explica o diretor de Operações da Sanepar, Sergio Wippel.
NÃO É VAZAMENTO – Algumas pessoas ainda se assustam ao se deparar com um hidrante jorrando na rua. A situação é, na verdade, uma manobra operacional para lavar a rede de distribuição de água e eliminar bolsões de ar. Isto acontece normalmente após paradas programadas ou emergenciais para consertos no sistema de abastecimento. A liberação dessa água é calculada e monitorada por uma equipe operacional que permanece em campo até que o abastecimento seja totalmente normalizado. Mas, na dúvida, informe a Sanepar para que seja feita a verificação.
ESGOTO – Não é difícil identificar um vazamento quando é de esgoto doméstico, especialmente pela coloração acinzentada e o cheiro característico. Água suja escorrendo na sarjeta indica possível vazamento ou ligação clandestina de esgoto. Na calçada ou no meio da rua significa que a rede coletora entupiu.
Equipes de manutenção monitoram a rede coletora diariamente fazendo limpezas preventivas e corretivas com a abertura dos tampões dos poços de visita (PVs). Elas encontram em sua rotina muitos resíduos lançados indevidamente na rede. Embalagens plásticas, tecidos, cabelos e gordura, entre outros materiais formam o que o pessoal da manutenção chama de bucha, uma bola que impede o fluxo normal do esgoto na rede coletora.
Apesar de todo esforço, quando há o entupimento, o PV pode transbordar e ficar assim por algumas horas, porque não causa grande anomalia no sistema de coleta de esgoto. Neste momento, sem a ajuda de quem está passando por um determinado local, não é fácil localizar o ponto exato para fazer a desobstrução.
“Diferentemente de um vazamento de água, que implica no desabastecimento da vizinhança, quando vaza o esgoto, sem dúvida, precisamos contar com a colaboração da comunidade para nos ajudar a localizar e resolver o problema”, ressalta Wippel.
A parceria entre a Sanepar e o cidadão para localizar e consertar vazamentos ganhou um novo canal. A partir de agora, qualquer pessoa que visualizar algo suspeito na rua, que pareça um vazamento nas redes da empresa, pode fotografar ou gravar um vídeo para auxiliar a resolver o problema com maior rapidez.
O envio das imagens deve ser feito pelo WhatsApp no número (41) 99544-0115. O cidadão vai interagir com a atendente virtual “Sane”, por mensagem de texto. Ele deve digitar 2, opção para Informar Vazamento ou alteração na Qualidade da Água. Depois, deve digitar 3, opção “Informar vazamento por foto ou vídeo”. O vazamento pode ser de água ou esgoto dentro ou fora do imóvel.
A pessoa que fizer o registro de um vazamento na rua não precisa se identificar. Não é necessário fazer cadastro, digitar matrícula ou qualquer dado que o identifique como cliente. Após compartilhar a foto ou o vídeo, que deverá ter no máximo 30 segundos, a Sane perguntará sobre o local: cidade e endereço. Estes dados ajudarão a encontrar o local com maior precisão. Uma equipe especializada analisará a imagem e solicitará o serviço mais adequado, dando maior celeridade ao atendimento.
“Acreditamos que ao usar este canal o cidadão estará prestando um grande serviço para a sociedade, pois nos ajudará a realizar um conserto na rede num menor espaço de tempo, evitando retrabalho. Desta forma, todos ganham, inclusive o meio ambiente”, afirma o diretor comercial, Bihl Elerian Zanetti.
“Estamos sempre monitorando as nossas redes, mas, especialmente nas cidades maiores, temos milhares de quilômetros de tubulações enterradas. Quando um cidadão entra em contato com a Sanepar por um canal oficial e nos dá as coordenadas do possível vazamento, este cidadão tem participação direta na melhoria das condições ambientais e de saúde da sua comunidade”, acrescenta.
CANAL – O WhatsApp é o aplicativo de celular mais presente nas telas dos celulares dos brasileiros e o mais utilizado para a troca de mensagens. A Sanepar adotou o atendimento por este app em janeiro de 2023 e registra uma média mensal de 215 mil interações por mês. Neste canal é possível obter informações de forma automática como falta de água e dos débitos do imóvel, além de solicitar serviços diversos como de uma nova ligação ou a religação.
Por meio do atendimento telefônico do 0800 200 0115, o cliente também pode informar vazamentos. No entanto, com o envio de imagens pelo WhatsApp será muito mais ágil a localização e manutenção operacional.
CAÇA VAZAMENTOS – Um grande desafio para as empresas de saneamento do Brasil é reduzir perdas no sistema de abastecimento. Historicamente a Sanepar realiza diversas ações para combater perdas de água, implementando tecnologias para localizar vazamentos, evitar submedição e regularizar situações de uso não autorizado e ou não medido.
Uma água marejando no meio da rua ou calçada pode ser um vazamento na rede de distribuição que estava oculto e aflorou, isto é, apareceu. Outra possibilidade é que esta água tenha “andado” por baixo da terra e esteja longe do ponto do rompimento.
A Sanepar tem grupos de profissionais especializados na localização deste tipo de vazamento. No silêncio das madrugadas, passando despercebidos pelos moradores que já foram dormir, estes profissionais fazem escuta subterrânea com um aparelho chamado geofone, que equivale ao estetoscópio usado por profissionais da saúde.
“Sem dúvida, com a possibilidade de mandar imagens pelo WhatsApp as pessoas se sentirão mais à vontade para colaborar. Não levarão muito tempo e poderão ajudar, por exemplo, a equipe de geofone a cruzar dados e encontrar o ponto exato do rompimento de uma rede”, explica o diretor de Operações da Sanepar, Sergio Wippel.
NÃO É VAZAMENTO – Algumas pessoas ainda se assustam ao se deparar com um hidrante jorrando na rua. A situação é, na verdade, uma manobra operacional para lavar a rede de distribuição de água e eliminar bolsões de ar. Isto acontece normalmente após paradas programadas ou emergenciais para consertos no sistema de abastecimento. A liberação dessa água é calculada e monitorada por uma equipe operacional que permanece em campo até que o abastecimento seja totalmente normalizado. Mas, na dúvida, informe a Sanepar para que seja feita a verificação.
ESGOTO – Não é difícil identificar um vazamento quando é de esgoto doméstico, especialmente pela coloração acinzentada e o cheiro característico. Água suja escorrendo na sarjeta indica possível vazamento ou ligação clandestina de esgoto. Na calçada ou no meio da rua significa que a rede coletora entupiu.
Equipes de manutenção monitoram a rede coletora diariamente fazendo limpezas preventivas e corretivas com a abertura dos tampões dos poços de visita (PVs). Elas encontram em sua rotina muitos resíduos lançados indevidamente na rede. Embalagens plásticas, tecidos, cabelos e gordura, entre outros materiais formam o que o pessoal da manutenção chama de bucha, uma bola que impede o fluxo normal do esgoto na rede coletora.
Apesar de todo esforço, quando há o entupimento, o PV pode transbordar e ficar assim por algumas horas, porque não causa grande anomalia no sistema de coleta de esgoto. Neste momento, sem a ajuda de quem está passando por um determinado local, não é fácil localizar o ponto exato para fazer a desobstrução.
“Diferentemente de um vazamento de água, que implica no desabastecimento da vizinhança, quando vaza o esgoto, sem dúvida, precisamos contar com a colaboração da comunidade para nos ajudar a localizar e resolver o problema”, ressalta Wippel.