26/11/2024 16:52
“O pessoal ia cavoucando e falando comigo, chamando meu nome, em alguns momentos eu demorava um pouquinho para responder. Se eu tivesse caído de frente, eu estava morto, não morri porque cai de pé e o tubo estava aberto”, afirmou o trabalhador
Albiano de Camargo sobreviveu após ser soterrado no dia 21 de novembro, na rua Butiazeiro, em Santa Izabel do Oeste.
O trabalhador, após receber alta do hospital, deu detalhes sobre como aconteceu o acidente. Ele explica que quando a terra começou a cair tentou correr, mas não conseguiu fugir a tempo. Disse ainda que sentiu uma forte pancada e depois não viu mais nada. Albiano relata que aos poucos começou a ouvir as vozes dos voluntários que estavam no local ajudando a realizar o resgate, contribuindo para que eles mantivessem a calma até sair completamente da terra.
O homem ainda está com ferimentos, com dores e a costela trincada, mas se encontra em bom estado de saúde e já está em casa, em segurança.
Irineu Ozelame foi um dos voluntários que ajudaram a salvar a vida de Albiano. Ele contou em entrevista que primeiro tentaram tirar a terra com as mãos, mas logo em seguida um operador chegou para ajudar com uma retroescavadeira. O trabalhador utilizou a máquina até que foi possível localizar a mão com luva da vítima. Após isso, terminaram a retirada da terra manualmente até conseguirem alcançar a cabeça de Albiano.
O condutor socorrista do Siate, Valmir Chaves, explica que a equipe foi deslocada com o suporte avançado no local. Inicialmente fizeram o primeiro atendimento com o oxigênio até a chegada da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Segundo o socorrista, a ajuda dos populares foi essencial para que o homem saísse com vida.
O prefeito em exercício, Moacir Morostica, esteve no local do acidente e disse que a obra onde aconteceu a situação está sendo acompanhada pelo município e é de uma empresa terceirizada.
As obras continuam em andamento e, segundo o prefeito Moacir Morostica, foi solicitado à empresa responsável para trocar o maquinário que será utilizado no restante dos trabalhos.
Acesse a matéria em Catve.com: https://catve.com/noticia/6/432850/veja-como-esta-sobrevivente-que-foi-soterrado-no-sudoeste-do-parana