02/10/2024 08:14
Na última terça-feira, 1º de outubro, por volta das 07h45, a equipe da Polícia Militar realizava patrulhamento pela Avenida Brasil quando, em frente a uma agência bancária, foi abordada por populares, que relataram a equipe de policiais que um homem que estaria dirigindo um veículo GM/Celta de cor branca e estava realizando manobras perigosas.
Pouco tempo após o relato, um policial visualizou o motorista patinando o veículo sobre a calçada, colocando pedestres em risco. De imediato, a equipe policial abordou o suspeito, que apresentava sinais de uso de entorpecentes, com olhos avermelhados, comportamento falante, além de demonstrar agressividade e arrogância com os policiais.
O homem recebeu voz de prisão por direção perigosa, mas tentou fugir, o que resultou em ferimentos na mão de um dos policiais. Foi necessário o uso de técnicas de imobilização, seguindo o manual de defesa pessoal da Polícia Militar do Paraná. Posteriormente, o suspeito foi colocado no compartimento de presos da viatura, onde começou a chutar a parte interna, causando danos à viatura. Além disso, proferiu ameaças e insultos à equipe, falando da seguinte forma, "seus merda, me solta, vou pegar vocês, seus verme, quero ver depois, vou chamar meu amigo ele é prefeito', e durante o deslocamento, o homem não cessava de chutar o camburão, bem como, gritava palavras de baixo calão.
Ao chegar à 3ª Companhia da Polícia Militar, foi apresentado o etilômetro marca Elec, modelo BAF 300, Nº 05427, com validade até 23 de janeiro de 2025, o qual aceitou realizar o teste, que constatou 0,0 mg/L de ar alveolar.
Em busca no veículo, foi localizada uma bolsa preta sobre o banco do passageiro, contendo dois cigarros de substância análoga à maconha, com aproximadamente 2 gramas. Diante da situação, foi elaborado o termo de constatação de alteração de capacidade psicomotora, pois o suspeito estava agressivo, babando pela boca, e admitiu o uso de drogas. Também foi realizado o auto de resistência à prisão.
Para garantir a segurança do suspeito e da equipe, foi necessário o uso de algemas, conforme a Súmula Vinculante 11 do Supremo Tribunal Federal (STF). Após a confecção dos documentos necessários, o homem e a droga foram encaminhados à 58ª Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais. O veículo foi apreendido e as notificações cabíveis foram aplicadas conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).