Logo Midia Sudoeste
Domingo, 06 de abril de 2025
Visitantes Total:  ... | Hoje:  ...
portugues     espanhol        
 Ouça a Notícia

REGIONAL
04/04/2025 08:38

SAS: frente de combate às drogas é discutida em reunião na Câmara de Vereadores



COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no WhatsApp

Na noite da última quinta-feira, 03 de abril, o Plenário Laurindo Flávio Escopel, na Câmara de Vereadores de Santo Antonio do Sudoeste, ocorreu uma importante reunião voltada à discussão de políticas públicas sobre drogas.

O encontro contou com a presença do economista e palestrante José Augusto Soavinski, que apresentou o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMPOD) — uma iniciativa já implantada em diversas cidades do Estado do Paraná.

O COMPOD tem como objetivos principais:

Contribuir para a prevenção do uso de drogas;

Apoiar a recuperação de dependentes químicos;

Promover a reinserção social de pessoas afetadas pelo uso de substâncias.

Durante a apresentação, Soavinski destacou que o COMPOD é uma estrutura de grande valor social, que não gera ônus ao município e pode representar esperança e acolhimento para inúmeras famílias. O conselho atua de forma consultiva, fiscalizatória, normativa e deliberativa, sendo também um importante instrumento de controle social e articulação política, com a participação de representantes de diversas áreas estratégicas da sociedade civil e do poder público.

O encontro contou com a presença do Delegado da Polícia Civil de Santo Antonio do Sudoeste, Dr. Rafael Motta, que reforçou a importância de ações preventivas. Segundo ele, das sete prisões efetuadas no município, somente nos dias 02 e 03 de abril, quatro envolveram indivíduos usuários de substâncias ilícitas. "Isso demonstra a necessidade urgente de medidas que tratem não apenas da repressão, mas principalmente da prevenção e tratamento", destacou o delegado.

A presidente do Lions Club de Santo Antonio do Sudoeste e Pranchita, CAL Simoni Savi, também participou da reunião e enalteceu o trabalho preventivo realizado por Soavinski nas escolas estaduais, que já começou a gerar resultados. O Lions Club colaborou com a produção de 20 mil fôlders informativos, que estão serão distribuídos durante as palestras sobre os perigos do cigarro eletrônico, substância que tem ganhado popularidade entre adolescentes e jovens, porém que esconde inúmeros perigos a saúde, sendo altamente prejudicial causando dependência química, doenças pulmonares, cardiovasculares, câncer, e problemas mentais.

O presidente da Câmara de Vereadores demonstrou forte apoio à criação do COMPOD no município. “Somos uma cidade de fronteira, e infelizmente a dependência química tem se alastrado. Faltam espaços de tratamento e apoio. O COMPOD pode abrir portas para famílias que hoje não têm onde buscar ajuda”, afirmou.

Durante a reunião, também estiveram presentes representantes do Alcoólicos Anônimos (AA), reforçando a importância da atuação de grupos de apoio na recuperação de dependentes

Segundo Soavinski, é possível conseguir vagas em comunidades terapêuticas com prazo de até 48 horas, com acolhimento para os dependentes por até seis meses. "O município de Santo Antonio do Sudoeste é a ‘menina dos olhos’, e pode servir de exemplo para outras cidades", afirmou o palestrante.

O Brasil contabiliza mais de 25 milhões de dependentes químicos e 100 milhões de coodependentes. A crescente oferta e demanda de drogas tem se agravado não só no Brasil, mas no mundo todo, impulsionando o tráfico, a criminalidade e devastando famílias inteiras. O uso de drogas, que antes era mais comum entre os jovens, hoje atinge todas as faixas etárias, sem distinção.

A reunião foi considerado o pontapé inicial para a criação do COMPOD em Santo Antonio do Sudoeste, sendo bem recebido pelas autoridades presentes. Caso implementado, o conselho poderá transformar a realidade de muitas famílias, oferecendo apoio, orientação e oportunidades reais de mudança.

O impacto da dependência química vai além do usuário de drogas. Ela resulta em uma montanha-russa de emoções, desafios e estresses que afetam todos os membros da família. Sendo assim a família adoece junto.