O novo espaço físico tem 800 m² e fica na rua Clênio Faust, próximo da UPA (Unidade de Pronto Atendimento)
A Base Descentralizada do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) 192 de Francisco Beltrão ganhou uma nova sede. Os prefeitos Cleber Fontana (Partido da Social Democracia Brasileira de Francisco Beltrão) e Disnei Zuca Luquini (Partido Social Democrático de Ampere), presidente do Ciruspar (Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste), fizeram a entrega oficial das novas instalações. O novo espaço físico tem 800 m² e fica na rua Clênio Faust, próximo da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
“Tínhamos o compromisso de viabilizar um espaço mais adequado para o Samu e conseguimos este novo local que apresenta uma localização mais estratégica e melhores condições para os profissionais que tem a missão de salvar vidas”, disse Cleber. O prefeito Zuca aproveitou para agradecer todos os prefeitos da região por contribuir para a manutenção do serviço, que é de fundamental importância para toda a população do Sudoeste.
O Samu foi implantado em Beltrão e na região em 2013. A estrutura no Sudoeste é composta por 16 unidades de suporte e quatro de suporte avançado, presente em 14 municípios. Na base de Francisco Beltrão atuam 54 profissionais, sendo 9 médicos, 8 enfermeiros, 20 condutores socorristas, 14 técnicos de enfermagem socorristas, dois no administrativo e um em serviços gerais. De janeiro a novembro deste ano, a Base local registrou 9.473 acionamentos.
Acompanharam os prefeitos Cleber e Zuca na frente de honra os vereadores Tupy Prolo (Progressistas, presidente da Câmara), Jean Emiliano (Partido Liberal) e Júnior Nesi (PSDB), a chefe da 8ª Regional de Saúde, Nádia Zanella, o secretário municipal Manoel Brezolin (Saúde), a coordenadora do Ciruspar, Kelly Custódio, o médico Clair Azzolini Filho, representando a equipe do Samu, e o capitão Liziomar, do 16º Esquadrão do Exército. A bênção do espaço foi feita pelo padre José Vieira, pároco da Paróquia São José, e pelo pastor André Padilha, presidente do Conpev.