Logo Midia Sudoeste
Quinta, 03 de abril de 2025
Visitantes Total:  ... | Hoje:  ...
portugues     espanhol        
 Ouça Rádio
INFORMA: Farmácia Santo Antonio 31/03 A 04/04
Dólar: 5,68  |  Euro: 6,13  |  Peso ARG Compra: 0.004,1
 Ouça a Notícia

GERAL
22/02/2025 07:08

Siemens



O rio da minha infância.

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no WhatsApp

Nascentes e Coerrentes

Eu falo só a verdade, mas as pessoas não acreditam nas minhas verdades. Elas acreditam nas verdades delas. 

As  pessoas vivem como barcos remando contra corrente, condenados a ser levado para o passado.

Eu nasci e cresci nos arredores das nascentes. Minha curiosidade sempre foi mais de onde a água vem, do que pra onde ela vai. Não me preocupo pra onde vou. Quero saber de onde vim. Há um rio em mim, nos pensamentos que singran por onde eu insisto em remar por dentro.

Eu nasci em 1966, na nascente do Rio Siemens, linha Boa Vista, interior de Planalto, Paraná. Em 1966 também nasceu a Siemens AG. A maior indústria da Europa e uma das maiores do mundo, criada pelo inventor alemão Ernest Werner Von Siemens. A unidade de condutividade eléctrica se chama Siemens em homenagem ao seu inventor.

Ernest Werner von Siemens, por dificuldade financeira, teve que abandonar a escola e se alistar no exército. Enquanto cumpria prisão disciplinar, montou um laboratório na cela, onde criou sua primeira grande invenção: processo de galvanização eletrolítica. Já fora da prisão e do exército inventou o dínamo, a origem da corrente elétrica. Foi o criador da primeira locomotiva elétrica, elevadores elétricos, telégrafos... Foi membro do parlamento alemão. Seu mais significativo projeto foi a redução da jornada semanal de trabalho, de 72 horas para 54 horas. Também instituiu de forma pioneira, a participação nos lucros para os funcionários da sua empresa. Ensinando e insistindo que os trabalhadores deveriam usufruir dos lucros gerados pelo progresso científico. Também já em 1872, instituiu um fundo de pensão para aposentadoria, para as viúvas e órfãos.

A nascente do Rio Siemens, onde eu nasci, na esquina Boa Vista, foi represado, onde foi pescado a maior carpa, 58 kilos. O Rio Siemens tem uma extensão de 45 quilômetros, banha Planalto e Capanema, desaguando no Rio Iguaçu. Eu fui batizado nas águas do Siemens, na capela da esquina São Paulo. Além da minha história tem a história do ouro encontrado na barranca do Rio, onde tem um pé de cactus que marca o local, cercado por um jardim com flores de muitas cores. O jardim foi batizado pelos alemães de Palzamina. Se alguém colher as flores ou tirar muda, provoca  a desgraça: divórcio, casa que queima e até assassinatos.

Tem a moça de branco que aparecia para os rapazes, em noite de sexta feira, e depois sumia no Rio Siemens. Também a história da noite de tormenta que fez os pescadores fugir e ao sair da mata ciliar, o céu estava estrelado e sem vento nenhum. No mesmo local um caçador caiu no Rio Siemens, após os dois canos da espingarda disparar, sem ninguém acionar o gatilho. Outro caçador ao atirar em um animal estranho, na barranca do Rio Siemens, viu o animal dobrar de tamanho e correr na sua direção, fazendo-o perder seus apetrechos de caça e pesca. Outra foi a história do cachorro branco que aparecia para comer junto com os outros cachorros da família Kipper da linha Santa Cecília. O cachorro branco era invisível aos outros cães e ao ser perseguido, o cão branco pulou no Rio Siemens e sumiu.

Só não encontrei explicação, foi por qual razão ou invenção deram o nome de Siemens a esse Rio que lava a alma e mata a sede de capanemenses e planaltenses.

 




Assuntos em geral