Sisu e ProUni: Título Eleitoral é documento obrigatório
Estudantes com 18 anos ou mais devem estar com a situação eleitoral regular
Pressione ESC para fechar
Estudantes com 18 anos ou mais devem estar com a situação eleitoral regular
Com a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), disponível na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estudantes de todo o país já podem se inscrever nos principais programas de acesso ao ensino superior.
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) seguem abertas a partir desta segunda-feira, 19 de janeiro, até sexta-feira, 23 de janeiro. Já o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas, recebe inscrições entre os dias 26 e 29 de janeiro.
Para pessoas com 18 anos ou mais, o Título Eleitoral é um dos documentos obrigatórios exigidos no momento da matrícula nas instituições de ensino. Quem ainda não possui o documento deve providenciar o alistamento eleitoral, que pode ser feito tanto de forma presencial no Cartório Eleitoral quanto pela internet, por meio do Autoatendimento Eleitoral.
No caso de quem já possui o Título de Eleitor, a orientação é verificar se a situação eleitoral está regular. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que a consulta seja feita com antecedência, a fim de evitar pendências que possam impedir a matrícula. A verificação pode ser realizada no Autoatendimento Eleitoral, na opção “Consultar situação eleitoral”, mediante o preenchimento do nome completo, CPF ou número do título.
Emissão do Título Eleitoral pela internet
O processo de solicitação on-line do Título Eleitoral começa com a digitalização ou fotografia dos documentos necessários, seguida do preenchimento dos dados no sistema do TSE. Após a solicitação, pode ser necessário o comparecimento ao Cartório Eleitoral em até 30 dias para a coleta biométrica.
São exigidos documento oficial de identificação, comprovante de endereço, comprovante de quitação militar para homens que completam 19 anos no ano do requerimento e uma foto tipo selfie, na qual a pessoa apareça segurando o documento oficial ao lado do rosto, sem acessórios que dificultem a identificação.
Ao final do pedido, o sistema gera um número de protocolo, que permite acompanhar o andamento da solicitação. Caso o comparecimento presencial seja necessário e o prazo de 30 dias não seja respeitado, o pedido será automaticamente cancelado.
Atendimento presencial
Os Cartórios Eleitorais do Paraná realizam atendimento de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Endereços e contatos das zonas eleitorais podem ser consultados no site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Em caso de dúvidas, o eleitorado pode entrar em contato pelo Disque-Eleitor, no número 0800 640 8400, ou pelo WhatsApp, no telefone (41) 3330-8500.
Receba notícias em primeira mão
Fique por dentro de todas as notícias da região!
Entrar Agora