Ouça Rádio
PLANTÃO: BRASIL POUPA LAR: 07/09 a 13/09 INFORMOU:
PESO HOJE: R$ 0.004,1 INFORMOU:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS | Tapera da história

Geral

Tapera da história

05/11/2023 09:59

PAULO ADEMIR BRAUN


Relato das histórias que ficou no mato.

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no WhatsApp

                                        Alma da Tapera.

Na tapera, reside a alma do que era e agora já não é mais. Restos mortais de uma antiga existência. Só resta a insistência de se preservar a história ou a memória de um passado construído sobre estruturas místicas, porque a realidade era muito dura para suportar, então o jeito era se abrigar sob a guarda do divino.

Ao lado do povoado de Schlindermanderscheid, tem o vale do riacho schlenner, onde ficava a antiga vila de Oberschlinder, na comuna de Bourscheid. Na estatística de 1860 existia ali 69 moradores. Tinha um curtume. 2 moinhos e boa parte da população vivia da criação de ovelhas, extração de casca de madeira para o curtume e alguns viviam da agricultura. Tinha uma escola que foi incendiada e uma igreja dedicada a Santa kunigunde(975- 1040), única Santa  luxemburguesa. Ela era da sétima geração da descendência de Carlos Magno. A Santa foi casado com o imperador do sacro império Romano-Germanico, Henrique II. Um casamento espiritual em que fizeram votos de castidade.  No vale só existe a tapera da igreja e  provavelmente por devoção a Santa padroeira da castidade, não nasceu e também não existe nenhum morador neste vale.  O vale também tem a encantadora trilha do Molberlee. Onde tem muitos instrumentos sonoros dedicados a ampliar e ouvir os sons da natureza.

       Nas pegadas de Carlos Magno

A sede da comuna de Helperknapp, é no povoado de Tutange.  No interior da comuna tinha um antigo povoamento de nome Helperknapp, com registros de 8000 A/C. Este povoamento foi um antigo entreposto comercial. Tinha hospedagens e mercado público. Hoje resta no local, uma igreja dedicada a São Wilibrordo(658/739 D/C), único Santo luxemburgues. Local onde ele fez as primeiras pregações e conversões ao cristianismo, em luxemburgo. No pátio da igreja estão dispostos as esculturas dos 14 quadros da via sacra, que foram reunidos. Também tem a fonte de Carlos Magno, com propriedades medicinais. Aqual se atribuem a cura de uma enfermidade no joelho do imperador, depois que ele tomou desta água e lavou o joelho, em uma visita ao local. Não tem mais nenhum morador onde existiu esse povoado. Apenas esses três monumentos guardando a história do local. 

São dois lugares mágicos para mim que sou apenas um observador dos movimentos das pessoas, e das glórias e tragédias da humanidade. É curioso observar que os dois locais com ligação com os únicos dois Santos de luxemburgo, e acrescido da ligação com o imperador Carlos Magno, o imperador e unificador do sacro império romano/germânico. Os dois locais não prosperam. Mais uma confirmação da valorosa sabedoria popular que insistia no ditado, de que Santo de casa não faz milagre.

[VIDEO]





Ademir