Ouça Rádio
PLANTÃO: BRAVA 12/10 a 18/10 INFORMOU:
PESO HOJE: R$ 0.004.4 INFORMOU:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS | Trier

Geral

Trier

22/10/2023 09:01

PAULO ADEMIR BRAUN


A mais antiga cidade da Alemanha e uma das capitais do império romano.

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no WhatsApp

                                                Trier

O vale do Rio Mosela é o vale mais lindo que eu conheço. Um Rio cheio de curvas, com encostas coberta por vinhedos, onde se faz o melhor vinho branco do mundo. Este vale é o maior produtor da uva Riesling. A segunda maior feira de vinhos do mundo, acontece em Traben-Trarbach, duas cidades gêmeas, ligada por uma ponte, sobre o Rio Mosela. O Rio Mosela tem 550 km desde a confluência com o Reno em koblentz e se estende até o interior da França, banhando também Luxemburgo. Tem muitos castelos  em sua margem. O Mosela também era parte do mais faraônica projeto de navegação da historia.

Trier, a cidade mais antiga da Alemanha, fica às margens do Rio Mosela. A cidade tem mais de 2 mil anos.  Trier foi uma das capitais do império romano. Tem vários monumentos preservados da época que foi capital do império. Entre os quais se destaca a Porta Negra, Banhos Imperiais, Arena Romana e a Basílica de Constantino ou Aula Paulatina, que tem quase 1800 anos, foi palácio imperial, agora é um templo protestante. Ainda hoje é o templo com o maior vão livre em todo mundo.

Em Trier residiu o imperador Constantino, o grande. Um sujeito nefasto. Foi quem adotou o cristianismo e oficializou como a religião do império. Responsável pela unificação do império romano. Mudou a capital para Bizancio e mudou o nome da cidade para Constantinopla. Convocou o concílio de Nicéia, onde unificou o cristianismo.  Nomeou vários bispos para solidificar o poder do império. Mas o império romano foi desmoronando e o cristianismo avançado. Assim entramos na idade média (idade das trevas), onde basicamente só se produziu desgraça, por mil anos.

Constantino, foi um sujeito criado pela mãe protetora e um pai ausente que só lhe apresentou ensinamentos militares. Ele estava na Bretanha, cidade de York, acompanhando o pai, quando na morte deste, Constantino foi aclamado imperador pelos soldados. Nesta época ele estava casado com Minervina e tinha um filho Crispo. Abandonou a esposa, levou o filho e se casou com Fausta Máxima, filho do imperador Maximiliano e assim selar a união para dominar a Turquia. Fez sua irmã casar com Licínio e depois mandou mata-lo, apesar da clemência da irmã. Também matou a esposa Fausta e seu filho Crispo por suspeita de serem amantes. Criou leis para criminalizar o adultério. Foi batizado no final da vida. Pelo batismo, morreu acreditando estar sem pecados. Está enterrado ao lado dos doze apóstolo. O cristianismo virou religião muito foi pelas façanhas de Constantino. No meu entendimento Constantino foi o pior sujeito da história. Também o maior e o mais impactante. 

No século IV Trier tinha aproximadamente 100 mil habitantes. No século XVII, portanto mil trezentos anos depois, tinha aproximadamente 6 mil. Nesta época, a época de caça às bruxas, foram sacrificadas aproximadamente mil pessoas em Trier, na grande maioria mulheres. Hoje a cidade tem 130 mil habitantes. Lá nasceu Karl Marx e na biblioteca de Trier tem o mais antigo registro da representação do demônio, ou seja, o seu registro de nascimento.

[VIDEO]





Ademir