União Europeia, a maior idéia.
Divisão gera competição e desastre, é um contraste ante a cooperação. Vivemos num planeta tão pequeno quanto a ideia de divisão. Só com união conseguiremos as soluções.
Pressione ESC para fechar
Divisão gera competição e desastre, é um contraste ante a cooperação. Vivemos num planeta tão pequeno quanto a ideia de divisão. Só com união conseguiremos as soluções.
União Europeia, a maior idéia.
Luxemburgo sempre foi um lugar pequeno e apequenado no passado. Foi invadido e dividido, menosprezado. Divisão só gera miséria e diminuição, como sugere a equação. É grande a aversão de ser colônia, quintal de alguém ou refém de uma superpotência e suas consequências. Existe a natural vontade de independência ou liberdade, mas a realidade na verdade tem exigência incalculável. Luxemburgo só teve paz e evolução por ser capaz de aprender essa lição. Na aliança com os Estados Unidos, ganhou proteção e na criação da União Europeia se fez grande sendo parte, na arte de somar nesta ideia. A união é quase uma equação de multiplicação.
A poucos dias acabei de ler um livro sobre a formação do povo alemão (história de luxemburgo é minha a atual ocupação). Só tragédia, encrenca e miséria. Tranquilidade e progresso, só no último meio século. Depois de ser arrasada e dívida a saída foi a União. 'A união Europeia foi o maior ato de civilidade, na história da humanidade'Y.N.H. A Alemanha sempre perdeu e se enfraqueceu praticando exclusão. A salvação só acontece a partir do momento que aprendeu a tolerar e se unir pra evoluir.
O Brasil é um país com histórico bastante interessante. Mesmo sem grandes poderes e atitudes inteligentes, continua um país continente. Perdeu o Uruguai e ganhou o Acre. A exemplo da União Europeia onde a Alemanha lidera um grande bloco, o Brasil também deveria criar e liderar um bloco na América do Sul. A América tem muito recurso, mas não consegue criar valor. É desolador pensar que somos tão pobres por falta de competência ou articulação. Raul Seixas disse a verdade ' somos diamantes na mão de mendigo', por falta de capacidade na lapidação. Mas agora vai, tem umas 'ideia de paraguai' pregando a separação. O problema é só o mofo do atraso diluído com preconceito enrustido. Melhor chama a Mãe Dináh, pra bense e manda os zemas se fu-e. Precisamos avançar, anexar, unir ou agrupar para crescer. Jamais retroceder, dividir, apequenar ou encolher.
Claro que temos motivos pra ficar entristecido. Mas nem tudo está perdido. Temos o Mercosul pra ressuscitar e o BRICs para ampliar e fazer funcionar. Sem se abalar com os caroneiros do casuísmo. Mais do que isso, precisamos nos unir para evitar os estragos da cultura militar, e não nos deixar infectar pelo vírus do patriotismo. Não respeitamos porteiras nem currais, somos globais.
Policial
Nota de Falecimento
Receba notícias em primeira mão
Fique por dentro de todas as notícias da região!
Entrar Agora