Ouça Rádio

Viagem

15/02/2024 08:48

PAULO ADEMIR BRAUN

Pé na estrada. A viagem é paisagem ou a caminhada e não o destino ou ponto de chegada.

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no WhatsApp

Viagem

Vou fazer um relato do diário de uma viagem que foi muito melhor que a expectativa e muito mais barata que a previsão. Fui   com a companhia do amigo Norberto Pilon, em sua caminhonete. levamos barracas e colchonetes que não usamos. Nenhum planejamento. Nenhum roteiro sem qualquer previsão ou reserva. Roteiro, hospedagem e alimentação totalmente aleatórios.

Saímos de Curitiba no dia 25 de janeiro. Fomos até Dionísio Cerqueira, paisagem familhar e corriqueira, pois sou desta fronteira. Com o lago e praça na cabeceira do Rio Peperi-guaçu, separando Dionísio Cerqueira e Bernardo Irigoyen, que  ficou muito lindo por sinal. Fizemos a carta verde(seguro contra terceiros no estrangeiro). Também os trâmites aduaneiro. Cambiamos uns mangos. 1 real por 230 pesos. Abastecemos pagando em média 3,50 reais o litro.

Seguimos por ruta missioneira e uma paisagem com um colorido de nostalgia, no final do dia. Terra colorado e um sol poente avermelhado levavam embalado um vai-e-vem de motocicletas com farol apagados. Riachos e mato fechado foi o cenário até chegar a Eldorado.

Eldorado é  uma retrato pintado e acabado de um lugar que foi promessa de ser, e ainda continua na espera até virar tapera. Para mim é um lugar mágico que todos deviam conhecer. Tem um museu fantástico e muito bem organizado, pa entender o passado e saber porque se chama Eldorado. Fomos jantar no restaurante do cassino. Quase só mulheres e a curiosidade é que a absoluta maioria, eram da terceira idade. O ambiente do cassino não  despertou o desejo de tentar a sorte. Passamos batido.