O Vitória conquistou uma vitória fundamental na luta contra o rebaixamento ao bater o Santos por 1 a 0, na noite de segunda-feira, 20 de outubro, na Vila Belmiro. O gol da partida foi marcado por Matheuzinho, de pênalti, ainda no primeiro tempo, após revisão da arbitragem no vídeo (VAR). Com o resultado, o time baiano alcançou os mesmos 31 pontos do Santos e embolou de vez a disputa na parte de baixo da tabela.
Apesar da igualdade na pontuação, o Vitória segue dentro da zona de rebaixamento por ter uma vitória a menos que o Santos — sete contra oito. O time paulista, por sua vez, ainda tem um jogo a menos e voltará a campo no dia 15 de novembro, diante do Palmeiras, para se igualar ao restante dos adversários.
O resultado também quebrou duas marcas importantes para o rubro-negro baiano: foi o primeiro triunfo fora de casa nesta edição do Campeonato Brasileiro e a primeira vitória sobre o Santos como visitante na história da competição.
A partida foi marcada por tensão e polêmica desde o início. Logo no primeiro minuto, o árbitro Rafael Rodrigo Klein precisou recorrer ao VAR para anular um pênalti inicialmente marcado para o Santos, em lance envolvendo Lautaro Díaz. O Peixe tentou manter o controle da bola, mas não teve o mesmo desempenho do clássico anterior contra o Corinthians. O Vitória, por sua vez, apostou nos contra-ataques e acabou premiado aos 40 minutos. Após cruzamento na área, o árbitro marcou falta do goleiro Gabriel Brazão sobre Renzo López. Na cobrança, Matheuzinho deslocou o goleiro e abriu o placar.
No segundo tempo, o Santos tentou pressionar, mas faltou precisão nas finalizações. Barreal teve duas boas oportunidades, porém finalizou mal. A melhor chance veio aos 26 minutos, quando Guilherme furou uma finalização de “peixinho” dentro da pequena área. O Vitória, mais recuado, apostou em saídas rápidas e quase ampliou nos minutos finais: Osvaldo cruzou para Lucas Braga, que acertou a trave. O goleiro Lucas Arcanjo ainda fez grande defesa nos acréscimos, em chute de Rollheiser, garantindo o resultado até o apito final.
Com o apito derradeiro, a torcida santista reagiu com protestos e gritos de “honrem a camisa”, enquanto o elenco rubro-negro celebrou um resultado histórico.
O Vitória volta a campo no sábado, às 16h, para enfrentar o Corinthians no Barradão. O Santos joga no domingo, também às 16h, diante do Botafogo, no Engenhão.


Fonte: Redes Sociais
Autor: Thaynara Queiroz
Crédito da imagem: Mídia Sudoeste
Repórter: Thaynara Queiroz