Ouça Rádio
PLANTÃO: FÁRMACIA POPULAR 16/11 a 22/11 INFORMOU:
PESO HOJE: R$ 0.0046,5 INFORMOU:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS | Beltronense recria foto de infância quase 30 anos depois na Alemanha

 Ouça a Notícia

Geral

Beltronense recria foto de infância quase 30 anos depois na Alemanha

28/10/2024 16:51



A ideia de recriar as fotos surgiu de maneira espontânea, durante uma viagem recente com sua mãe

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no WhatsApp

O beltronense Jean Damke recriou recentemente duas fotos emblemáticas, tiradas quase três décadas atrás, durante sua primeira viagem à Alemanha, quando ainda era criança. Ele repetiu os cliques nos mesmos lugares históricos, este ano, revivendo memórias que, apesar de não lembrar diretamente, sempre fizeram parte de sua vida por meio de fotografias familiares.

“Eu tinha uns dois anos de idade na época”, relembra Jean, ao falar sobre a primeira vez em que visitou o país europeu. “A primeira foto foi tirada na entrada do castelo de Neuschwanstein, o castelo mais famoso da Alemanha, que dizem ter inspirado o castelo da Cinderela na Disney. A segunda foi tirada no castelo de Heidelberg.” Naquele período, seu pai, Ciro Damke (em memória), estava na Alemanha para realizar seu doutorado, e a família — composta por sua mãe, Leonita Maria Peruffo, e seu irmão, Marcos Damke — acompanhava-o. “Nós morávamos na cidade de Heidelberg, onde a segunda foto foi tirada”, acrescenta.

A ideia de recriar as fotos surgiu de maneira espontânea, durante uma viagem recente com sua mãe. “Estava visitando, com minha mãe, os mesmos lugares que visitei com ela há quase 30 anos. Eu quis passar e encontrar os locais exatos que eu sempre havia visto nas fotos, e quando passamos por eles, surgiu a ideia de recriar elas”, conta Jean. “Pra ser sincero, como eu era muito novo, não tenho nenhuma lembrança da época, mas sempre tive essas fotos da Alemanha como referência e sonhava em revisitar os lugares que eu via nelas.”

Atualmente, Jean vive na Alemanha há sete anos. “Morei por 4 anos e meio em Berlim e agora estou em Munique”, explica. A vontade de morar no país começou cedo. “Eu já tinha ideia de morar aqui desde a adolescência, e felizmente tive uma oportunidade de estágio durante a faculdade que me abriu as portas para vir pra cá. Desde então, resolvi ficar.”