03/10/2024 09:24
Um eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra de uma maneira que lança uma sombra sobre a Terra
A Lua se alinhou entre a Terra e o Sol em um fenômeno astronômico chamado Eclipse Solar Anular, também conhecido como “Anel de Fogo”, na tarde desta quarta-feira, 2 de outubro. O fenômeno ocorreu das 12h30min até às 18h47min.
No Brasil, ele pôde ser visto de forma parcial em toda a região Sul, assim como na parte sul do Sudeste e Centro-Oeste, conforme as informações do Observatório Nacional.
O que é o Eclipse Solar Anular?
Um eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra de uma maneira que lança uma sombra sobre a Terra. Quando a Lua bloqueia apenas parte do Sol, temos o chamado eclipse solar parcial ou anular. Isso faz com que o tamanho aparente da Lua fique "um pouco menor" que o do Sol, deixando um anel de luz solar visível ao redor da Lua.
Um eclipse anular é um tipo especial de eclipse solar. Nesses casos, a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, mas se alinha entre a Terra e a nossa estrela no formato característico de "anel de fogo".