Em evento realizado em Washington, a FIFA definiu oficialmente os grupos da Copa do Mundo de 2026, na última sexta-feira, 05 de dezembro, em Washington, capital dos Estados Unidos, a primeira da história com 48 seleções distribuídas em 12 grupos. O torneio será sediado por Estados Unidos, Canadá e México, que já tinham vaga garantida e foram automaticamente posicionados nos grupos A, B e D.
Com potes organizados pelo ranking e pela condição de sede, o sorteio definiu confrontos equilibrados, clássicos potenciais e caminhos desafiadores para favoritos como Brasil, França, Alemanha e Argentina.
A fase de grupos manterá o formato tradicional de quatro seleções por chave, classificando os dois melhores de cada grupo, além dos oito melhores terceiros colocados.
Confira como ficou a composição completa dos grupos:
Grupo A
México, Coreia do Sul, África do Sul
Grupo B
Canadá, Suíça, Catar
Grupo C
Brasil, Marrocos, Escócia, Haiti
Grupo D
Estados Unidos, Paraguai, Austrália
Grupo E
Alemanha, Equador, Costa do Marfim, Curaçao
Grupo F
Holanda, Japão, Tunísia
Grupo G
Bélgica, Irã, Egito, Nova Zelândia
Grupo H
Espanha, Uruguai, Arábia Saudita, Cabo Verde
Grupo I
França, Senegal, Noruega
Grupo J
Argentina, Áustria, Argélia, Jordânia
Grupo K
Portugal, Colômbia, Uzbequistão
Grupo L
Inglaterra, Croácia, Panamá, Gana
O que esperar da competição
A ampliação para 48 seleções promete um Mundial mais diverso e surpreendente. A presença de novas equipes, a inclusão de mais vagas de repescagem e a possibilidade de confrontos inéditos aumentam a expectativa dos torcedores. Grupos como o C, com Brasil e Marrocos, e o L, com Inglaterra e Croácia, já chamam atenção por possíveis duelos intensos.
Com a mistura de favoritos tradicionais, seleções emergentes e estreantes, a Copa do Mundo 2026 se encaminha para ser uma das mais imprevisíveis e emocionantes da história.


Fonte: Mídia Sudoeste
Autor: Luiz Antônio
Crédito da imagem: Mídia Sudoeste
Repórter: Luiz Antônio