Diretorias de Itaipu e Codevasf debatem futuras parcerias em encontro
Comitiva da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) também fizeram uma visita técnica à usina
Pressione ESC para fechar
Comitiva da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) também fizeram uma visita técnica à usina
Diretores da Itaipu Binacional receberam parte da diretoria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) nesta semana, no Centro Executivo, em Foz do Iguaçu. Após o encontro, a comitiva da Codevasf fez uma visita técnica à usina hidrelétrica.
Participaram do encontro o diretor-geral brasileiro, Enio Verri; o diretor administrativo, Iggor Gomes Rocha; o diretor de Coordenação, Carlos Carboni; e o diretor técnico executivo, Renato Sacramento. Integraram a comitiva pela Codevasf o diretor-presidente, Lucas Felipe de Oliveira; e o Diretor de Desenvolvimento e Infraestrutura, Henrique Bernardes.
Este foi o primeiro encontro das duas empresas cinquentenárias, ambas criadas em 1974. O objetivo foi estreitar os laços e promover maior cooperação entre as duas estatais brasileiras em áreas como barragens, piscicultura, tecnologias sociais e capacitação, fortalecendo a capacidade de ambas em gerar impacto positivo.
“Apesar das suas especificidades e regiões de atuação distintas, as duas empresas têm pontos de encontro que podem se traduzir em compartilhamento de conhecimento e ganhos às políticas do Governo do Brasil. O Presidente Lula incentiva a colaboração entre as empresas estatais para benefício da população e da soberania nacional, e é isso que estamos fazendo”, afirmou Enio Verri.
“A Codevasf e a Itaipu têm trajetórias marcadas por entregas estruturantes ao país. Essa aproximação é uma oportunidade de somar capacidades, compartilhar boas práticas e abrir caminhos para parcerias que ampliem resultados em áreas como infraestrutura hídrica, desenvolvimento regional e sustentabilidade”, avaliou Lucas Felipe de Oliveira.
“Mais do que uma troca de experiências, trata-se de um passo estratégico em direção a um futuro que exige transição energética e projetos estruturantes de combate à pobreza. O Brasil precisa de estatais que cooperem, que somem forças e que ampliem seus resultados em benefício da sociedade”, comentou Iggor Rocha.
“A Itaipu é uma referência internacional em operação, engenharia e governança de um empreendimento de grande porte. A visita técnica reforça nosso interesse em aprofundar o intercâmbio de conhecimento e identificar oportunidades de cooperação em projetos de interesse do país”, afirma Henrique Bernardes.
Codevasf
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba atua em mais de 2.600 municípios, cobrindo mais de um terço do território nacional, com projetos de irrigação, piscicultura, revitalização de bacias hidrográficas e inclusão socioprodutiva que beneficiam milhões de brasileiros.
Receba notícias em primeira mão
Fique por dentro de todas as notícias da região!
Entrar Agora