Logo Midia Sudoeste
Segunda, 21 de abril de 2025
Visitantes Total:  ... | Hoje:  ...
portugues     espanhol        
 Ouça a Notícia

POLICIAL
13/11/2023 11:48

Exército está com 800 homens na Operação Ágata Oeste II



A fronteira com Paraguai, Argentina e divisa com o estado de Mato Grosso do Sul será monitorada com uso da mais moderna tecnologia

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no WhatsApp

Desde o dia 6 de novembro, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada em coordenação com os Órgãos de Segurança Pública (OSP) e de Fiscalização, deu início à Operação ÁGATA Oeste II, intensificando as ações de patrulhamento e controle de rodovias e rios na faixa de fronteira Oeste do estado do Paraná e divisa com o Mato Grosso do Sul.

Esta Operação está sendo coordenada pelo Comando Militar do Oeste e executada pela 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, em cooperação com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Estado do Paraná, Polícia Civil e órgãos de fiscalização federal, estadual e municipal, em ambiente interagências, visando a coibir os ilícitos transfronteiriços (descaminho, contrabando e tráfico) e os crimes ambientais.

[VIDEO]

Durante a Operação, cerca de 800 militares estão envolvidos em ações preventivas e repressivas pontuais. A fronteira com Paraguai, Argentina e divisa com o estado de Mato Grosso do Sul será monitorada com uso da mais moderna tecnologia de radares e de Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP), em apoio às ações de patrulhamento terrestre e fluvial, postos de bloqueio e controle de vias, com revistas de pessoas, veículos e embarcações.

As ações fazem parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, que entre seus objetivos estabelece a prevenção, o controle, a fiscalização e a repressão aos delitos de fronteira.

Na última Operação realizada em 2023 foram apreendidos drogas, armamentos, veículos roubados e produtos contrabandeados. As apreensões ultrapassaram o valor de R$ oito milhões.

A Operação Ágata Oeste II marca a presença do Estado na região de fronteira, contribuindo para a segurança e bem-estar da população, cooperando para a redução de crimes e outros delitos.