Ouça Rádio
PLANTÃO: BRASIL POUPA LAR: 07/09 a 13/09 INFORMOU:
PESO HOJE: R$ 0.004,1 INFORMOU:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS | AH... COMO É BOM SER PAI

Geral

FELIZ DIA DOS PAIS

12/08/2023 11:43

VILMAR BITENCOURT


Ser pai é um monte de coisas, um conjunto de atitudes e valores, e o principal é: ser pai é assumir a responsabilidade de cuidar dos filhos. Neste Dia dos Pais, fica nossa homenagem a todos os pais em crescimento, que abraçaram essa jornada e caminham ao lado dos filhos todos os dias.

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no WhatsApp

Hoje escolhi a difícil missão de homenagear aqueles que são nosso primeiro e maior amor. Aqueles que são nossos primeiros e melhores amigos, e que muitas vezes só percebemos isso quando em situações complicadas olhamos ao nosso lado e não há nada e nem ninguém, apenas o amor incondicional deles. E eles sempre estiveram ali, olhando, orando, cuidando de nós e nos ensinando aos poucos o verdadeiro significado de amizade, de estar sempre presente para quem amamos, embora muitas vezes não demos o valor que eles tanto merecem.

E esta é a palavra de hoje, valorizar. Ao dizer “Obrigado”, podemos tentar agradecer por tudo que fizeram e pelo tanto que lutaram por nós. Por cada lágrima derramada quando se viram diante de momentos que dariam a própria vida ou o que mais fosse necessário ao nosso favor.

Mas apenas um “obrigado” é muito pouco. É muito pouco perto do que enfrentaram desde o dia em que nascemos. É pouco perto de tantos fios de cabelo brancos que “sem querer” fomos colocando em suas cabeças.

Ser pai e mãe é ter nos ombros a difícil tarefa de cuidar de uma pessoa que Deus confiou a vocês o dever de transformá-la em um indivíduo com caráter e bom coração, prontas para tantos desafios neste mundo. E vocês realizam essa tarefa de maneira simplesmente brilhante.

Acredito que os pais são as únicas pessoas que sentem na pele a dor do filho, seja no primeiro tombo de bicicleta ou velotrol, numa nota baixa, numa reprovação em um vestibular ou numa entrevista importante. São aqueles em que os conselhos muitas vezes são mais duros do que os que ouviríamos de amigos, sendo com certeza são os mais puros e sinceros. Por outro lado, vocês são as pessoas que mais vibram, e que mais se sentem orgulhosas no mundo ao verem os filhos que tanto amam, tendo suas próprias conquistas.

Obrigado por não desistirem de nós, e por sempre dizerem que tudo daria certo, e mais uma vez vocês acertaram. Coisa de pai e mãe né? Vocês nunca erram!

Me lembro de ouvir várias vezes que depois que os filhos nascem, os pais nunca mais dormem direito, seja pelo choro do filho durante a noite, pelas voltas das festas que acabam tão tarde para aqueles pais preocupados, ou pelo fato de casarmos, e de saberem que não dormiremos mais na mesma casa todos os dias.

Há muitos que adoram bater no peito e dizer que homem não chora. Mas quando se tornam pais, muita coisa muda. Choram ao ver aquele projeto de gente com mochila e lancheira, entrar no colégio no primeiro dia de aula, e que choram também, ao ver o filho em cima de um palco sendo formado. E podem chorar, pois esta vitória também é de vocês.

 

Valeu a pena cada sacrifício, e sei que não se arrependem daquilo que precisaram abrir mão por nós e nossos sonhos. Se hoje sabemos o valor da honestidade, do respeito e humildade, é porque tivemos os melhores mestres nessa vida para nos espelhar. Somos gratos a Deus todos os dias por ter colocado o amor dele em vocês, para que assim, pudéssemos conhecê-lo mais de perto.

E o que dizer dos avós, que são pais duas vezes. Que devem equilibrar perfeitamente a tarefa de educar, amar, mimar e puxar a orelha, que muitas vezes fazem o papel de únicos pais de seus netos. É a partir deles que nasce o amor mais puro. Feliz é o neto que pode conhecer, crescer e aprender com os pais de seus pais. Aos avós presentes, e aos ausentes: Nosso muito obrigado, essa conquista também são de vocês.

Por fim, cito um versículo que resume muito bem a palavra “valorizar”, em que diz: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolongue seus dias na terra”. Pais, esperamos honrá-los todos os dias de nossas vidas, e parabéns, vocês são os verdadeiros heróis da história de cada filho que nasceu.

Aprendemos muito ao longo da vida que os gestos podem expressar sentimentos muito mais do que palavras. E antes que as lágrimas cheguem, gostaria de finalizar essa homenagem, resumindo-a em um único gesto: mães, pais, a vocês o nosso muito obrigado.

FELIS DIA DOS PAIS

 

 





Jornalista